DESTAQUETECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Serafim Corrêa propõe que governo use recursos do FTI para levar tecnologia 5G ao interior do Amazonas

Proposta do parlamentar foi apresentada nesta quinta-feira (6/10), data em que estava previsto o início da tecnologia 5G em Manaus, mas que foi adiada pela quarta vez pela Anatel

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) propôs, da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o Governo do Estado utilize recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para a implantação da tecnologia 5G nos municípios do interior do Amazonas.

 “Entendo que o FTI possa ser utilizado para um convênio com as operadoras, de tal forma, que possa levar a tecnologia 5G a todos os municípios do Amazonas. A tecnologia 5G é infinitamente mais barata, porque permite propagar o sinal através de antenas muito mais simples. Então, deixo essa sugestão ao governo do Estado, para que o secretário Ângelus Figueira, que é um homem do interior e conduz a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), possa agir nessa direção e com isso dar ao Amazonas uma outra cobertura de internet, sem a qual nós não teremos futuro”, sugeriu Serafim.

A proposta do parlamentar foi apresentada na manhã desta quinta-feira (6/10), data em que estava prevista o início da tecnologia 5G em Manaus, mas foi adiada pela quarta vez pela Agência Nacional de Telefonia (Anatel). “É lamentável que mais uma vez isso tenha sido postergado. A promessa agora é que o início seja em 28 de novembro e espero que isso ocorra”, disse o deputado.

O líder do PSB no parlamento estadual sugeriu ainda que a Prefeitura de Manaus intensifique os contatos com as quatro operadoras do 5G para que não só uma parcela da capital tenha a cobertura da nova tecnologia.

“Isso é fundamental. As cidades nos EUA, na Europa, por exemplo, todas estão atendidas pelo 5G. Não é possível que aqui, numa cidade de 2,4 milhões de habitantes, não tenha essa tecnologia disponível para todos os bairros”, avaliou o deputado.

Pular para o conteúdo