Notícias Corporativas

Sommelier traz dicas de vinhos e pratos italianos

O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas do mundo. Segundo a Pesquisa Internacional sobre Vinhos e Destilados (IWSR), estima-se que sejam consumidas, em todo o globo, cerca de 33 bilhões de garrafas anualmente. Alguns países se destacam na produção da bebida, entre eles a Itália.

Vinicius Santiago, sommelier da Evino, traz algumas características de vinhos italianos e dicas sobre harmonização. “A Toscana é uma frequente locação para filmes e seus vinhos figuram entre os mais apreciados do mundo. Os vinhos produzidos por algumas vinícolas de lá, podem apresentar notas de ameixas, cerejas, violetas, pimenta e toques de couro e chocolate”, afirma. Quanto à harmonização, o sommelier destaca a combinação de massas recheadas ao molho vermelho, pappardelle com ragu de linguiça, mexilhões com molho vermelho ou queijo pecorino.

Já na região do Vêneto, terra de santos, doges e de Romeu e Julieta, cuja capital é Veneza, vinícolas trazem as uvas corvina, veronese, rondinella e molinara. “Para esses vinhos ressurge um sabor encorpado e rico, apresentando na boca taninos e acidez com final longo e aromas e sabores de frutas vermelhas, sobretudo maduras, além de figos e especiarias. Pratos tradicionais como risotos, polenta mole e ragu e nhoque de batata ao molho vermelho são ótimas opções”, complementa Santiago.

Na Puglia, cidade do litoral italiano, é possível encontrar a produção de vinhos tintos de uva primitivo, com acidez moderada e taninos redondos, que apresentam aromas e sabores de frutas em compota (ameixas, amoras e cerejas), cravo, canela e alcaçuz. Santiago comenta que esse tipo de vinho pode ser harmonizado com calzone barese, massa à putanesca, berinjela recheada e pizza rústica.

Para mais informações e descontos basta acessar: https://www.evino.com.br/

Pular para o conteúdo