DESTAQUEMANAUSSAÚDE

Em Manaus, menos de 50% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite

Meta é que 95% das crianças sejam imunizadas. Na capital, 171 unidades básicas têm a vacina disponível, sendo que parte delas atende à noite e aos sábados

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite encerra no próximo dia 30, e há poucos dias do fim, menos de 50% das 141 mil crianças de 1 a 4 anos que fazem parte do público-alvo da mobilização foram levadas a uma unidade de saúde da capital para receber a vacina. O levantamento da Prefeitura de Manaus aponta para o baixo envolvimento de pais e responsáveis na imunização de seus filhos e sinaliza para o risco de retorno da doença, erradicada no Brasil em 1994.

A orientação é que os pais ou responsáveis busquem qualquer sala de vacina de Manaus, levando um documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação da criança, para que os vacinadores da Semsa avaliem qual dose ele precisa tomar. Se a família perdeu o cartão, também deve buscar a unidade básica para atualizar a situação.

“A proteção contra a poliomielite só é garantida para pessoas vacinadas com o esquema completo, de três doses, que precisa ser iniciado logo nos primeiros meses de vida e deve ser reforçado com uma nova dose aos 15 meses, outra aos 4 anos e sempre que houver campanhas. Precisamos da adesão da população para reverter o quadro de baixa cobertura”, informa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

A meta é que 95% das crianças sejam imunizadas contra a doença. Das 141.139 crianças esperadas para a vacinação, apenas 65.005 foram vacinadas durante a campanha, o que representa cobertura de apenas 46,1% do público esperado.

O Distrito de Saúde (Disa) Rural apresenta o melhor desempenho, com 90% das crianças vacinadas. O número cai consideravelmente na área urbana, com 53,3% de cobertura no Disa Leste; 47,7% no Disa Oeste; 42,6% no Disa Norte; e 37% no Disa Sul.

Vulnerabilidade

Apesar do vírus da poliomielite ter sido eliminado do Brasil, ele está circulando de forma ativa em outras partes do mundo, como em Israel e nos Emirados Árabes. No último dia 9, o estado de Nova York (EUA) declarou situação de emergência depois da descoberta de amostras do vírus e confirmação de um caso em uma pessoa adulta.

Os últimos casos de poliomielite registrados no Amazonas foram em 1988, com quatro casos confirmados, sendo dois em Manaus, conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Relação de UBS e endereços

Pular para o conteúdo