DESTAQUEELEIÇÕES 2022

Dados do CNES contestam informações de Eduardo Braga sobre oferta de leitos de UTI em Parintins

Município tem 15 leitos de UTI existentes em Parintins Unidades de Terapia Intensiva, sendo 10 na modalidade adulto tipo II e 5 neonatais também tipo II registrados no CNES

O senador e candidato ao Governo do Amazonas pelo MDB, Eduardo Braga, afirmou, em entrevista concedida nesta sexta-feira (16/9), ao Jam I, telejornal da Rede Amazônica, que o governador Wilson Lima (União Brasil) mentiu ao afirmar que há UTIs no interior do Amazonas e que dados do SUS (Sistema Único de Saúde) comprovariam sua tese. Mas, dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), vinculado ao DataSUs, que são públicos e abertos para pesquisa, apontam que há, em Parintins (a 359 quilômetros de Manaus), 15 Unidades de Terapia Intensiva, sendo 10 na modalidade adulto tipo II e 5 neonatais também tipo II.

As unidades constam na lista de leitos existentes, apesar de não habilitados. O CNES reúne em sua base de dados os leitos disponíveis nas instituições de saúde nacionais, repassadas pelas gestões municipais e estaduais, como leitos clínicos, cirúrgicos, complementares, adultos e pediátricos, entre outros.

Reprodução site CNES

No caso dos leitos existentes, eles são utilizados para internação. Os leitos SUS, são aqueles ativos para a internação de pacientes do SUS e que são habilitados. Já os complementares, que incluem as UTIs e, na maioria das vezes, os de cuidados intermediários, podem ou não ser habilitados, e estão disponíveis para o uso de pacientes.

Os leitos de UTI de Parintins constam na categoria complementar, em leitos existentes, ou seja, que estão disponíveis para uso, e que somam 51 na localidade, sendo 12 unidades intermediárias neonatais, 13 de cuidados intermediários pediátricos e 11 de cuidados intermediários adulto, além dos de UTI adulto e pediátrico. Os leitos de cuidados intermediários constam como habilitados pelo SUS.

Pular para o conteúdo