DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Governo do Amazonas implanta unidades demonstrativas do projeto Roça Sem Queima

Com os equipamentos adquiridos, foi possível realizar o preparo da área do roçado sem queima, além de criar sementeira e aceiro ao redor do local

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou a implantação do projeto Roça Sem Queima em sete Unidades de Conservação Estaduais. A iniciativa é realizada por meio de parceria e financiamento do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

A ideia principal do projeto é apresentar aos agricultores, alternativas de plantio que levem em consideração a conservação do solo e dos recursos naturais, mantendo a produtividade da área ao longo dos anos.

Participam do projeto as Unidades de Conservação (UC): Floresta Estadual de Maués, Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá, Mosaico do Apuí, Reserva Extrativista (Resex) Canutama, e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, do rio Amapá e do rio Madeira.

Em cada UC foram escolhidas dez famílias para implantação das unidades demonstrativas; e participação em oficinas de agroecologia e sistemas produtivos sustentáveis.

A coordenadora do projeto, Rafaely Lameira, explica como funciona. “Durante a realização do projeto, vamos coletar dados de produção e sobre o custo dessa produção. O objetivo é ter, ao final, informações comparativas entre os dois sistemas de produção, com e sem a utilização do fogo”, afirmou.

O projeto iniciou as atividades em janeiro deste ano, com execução prevista até dezembro.

Ferramentas

As famílias escolhidas para participar do projeto receberão materiais que irão apoiá-los na administração da unidade demonstrativa de roçado sem uso do fogo implantada na comunidade.

Os moradores da RDS do Juma, localidade onde o projeto está em fase mais avançada, receberam neste mês os equipamentos, que consistem em terçados, enxadas, equipamentos de proteção individual (EPIs), cantis, mochilas, pranchetas, martelos, tesouras de poda, carrinhos de mão, alicates, foices, rastelos, trenas, entre outras ferramentas.

Além dos materiais, os comunitários também receberam oficinas sobre produção de mudas e preparação da área sem uso do fogo. Com os equipamentos adquiridos, foi possível realizar o preparo da área do roçado sem queima, além de criar sementeira e aceiro ao redor do local.

Financiamento

O financiamento do Roça Sem Queima e a aquisição dos equipamentos doados aos comunitários é realizado por meio do aporte financeiro de R$ 11.504.828,50, provenientes do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

O recurso é fruto de um contrato firmado, em junho de 2021, entre KfW e governo do Amazonas, por meio da Sema, para execução do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas (Profloram). A Gopa Worldwide Consultants GmbH, empresa contratada para realizar a consultoria internacional, é responsável pela gestão financeira do projeto.

O recurso foi destinado à Sema, com o objetivo de atuar em financiar três frentes principais: formação, contratação e instrumentalização de brigadistas no sul do estado; prestar apoio emergencial à covid-19; e para apoiar desenvolvimento sustentável por meio do incentivo ao uso de sistemas produtivos mais sustentáveis, temática onde o projeto Roça Sem Queima está inserido.

Fotos: Divulgação/Sema

Pular para o conteúdo