AMAZONASDESTAQUEINFRAESTRUTURA

Além da sensação de segurança, novo sistema de iluminação pública amplia opções de lazer da juventude

Programa Ilumina+ Amazonas substituiu cerca de 3 mil lâmpadas antigas por luminárias modernas, deixando 100% das ruas do município de Tefé iluminadas

O governador do Amazonas, Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (28/06), em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), um novo sistema de iluminação pública. Por meio do programa Ilumina+ Amazonas, o município teve 100% das lâmpadas antigas substituídas por luminárias modernas de LED. Também foram anunciadas as obras de pavimentação do bairro Abial e a reforma da delegacia.

“Nós colocamos iluminação pública, iluminação de LED, iluminação que garante maior luminosidade e uma maior economia de energia elétrica. Agora é maior a sensação de segurança, agora o ambulante pode ficar até mais tarde com o seu produto exposto. Isso melhora a dignidade da população”, afirmou o governador Wilson Lima.

“Aqui na cidade, a questão da iluminação era bem carente em alguns bairros, inclusive no meu. Agora está muito melhor. Todos nós percebemos, por todos os bairros, que a iluminação está linda para mostrar os locais culturais”, avaliou o estudante Eduardo Assis, de 19 anos, morador do bairro Mutirão, que a partir de agora vai poder reunir seus amigos para andar de skate com mais segurança e tranquilidade.

Foram substituídas 2.744 lâmpadas por luminárias de LED.  Com Parintins e Barreirinha, Tefé é um dos primeiros municípios do Amazonas a receber o programa que, até o fim do ano, alcançará 25 municípios. Vale lembrar que Maués que já tem 100% da iluminação em LED, em serviço realizado pela UGPE na implantação do Prosai Maués.

Ilumina+ Amazonas

O programa está em plena execução em Itacoatiara e já tem ordem de serviço para, nos próximos dias, iniciar em Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Rio Preto da Eva.

Para julho, está previsto chegar a Autazes, Humaitá e Presidente Figueiredo. Em agosto, em Iranduba, Manicoré e Urucurituba; em setembro, vai para Beruri, Borba, Coari e Codajás; em outubro, Manacapuru e Novo Airão; em novembro, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga; e em dezembro, Boca do Acre, Carauari e Eirunepé.

As luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior.

O novo sistema também reduz o impacto ao meio ambiente. Um dos efeitos benéficos, nesse sentido, é que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado. Com a implantação do programa Ilumina + Amazonas, o consumo de combustíveis fósseis irá reduzir nos municípios.

 Fotos: Arthur César

Pular para o conteúdo