DESTAQUEECONOMIA

Porto de Parintins está reaberto apenas para embarque e desembarque de passageiros

Fechado sem explicações concretas por parte do DNIT, às vésperas do festival folclórico , desembarque passou a ser feito de forma improvisada na orla

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a reabertura parcial do porto de Parintins, para operações de embarque e desembarque, no final da tarde de quinta-feira (23/06). A decisão veio após cobrança da prefeitura de Parintins, Câmara Municipal de Parintins e do governo do Estado.

O porto havia sido fechado na última quarta-feira (22/06), sem explicações concretas por parte do DNIT. Com o fechamento do terminal, passageiros de embarcações que chegam a Parintins para o Festival Folclórico foram diretamente afetados. O fechamento fez com que o desembarque fosse feito de maneira improvisada na orla.

Para a reabertura, prefeitura, Câmara e Governo se uniram para cobrar um posicionamento do DNIT com relação ao fechamento sem muita explicação. Após reuniões e testes, o órgão definiu a retomada das operações.

Na tarde desta quinta-feira foram realizados vários testes na estrutura portuária para verificar a sua eficiência no embarque e desembarque, considerando principalmente a segurança. Os testes foram acompanhados pelo prefeito Bi Garcia, presidente da Câmara, Mateus Assayag, Marinha do Brasil, DNIT e Polícia Militar.

Descontente com a interdição do porto, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, criticou o que ele chamou de inoperância do DNIT na administração do porto. 

“Fica meu repúdio, mesmo com esse porto aberto. Continuo afirmando a irresponsabilidade do DNIT e sua direção com a população parintinense e todos os amazonenses”, conclui.

Pular para o conteúdo