DESTAQUEECONOMIA

Brasil tem uma das cervejas mais baratas do mundo, aponta estudo

No país, meio litro de cerveja custa, média, U$1,38, um valor 66% menor que a média mundial, com um custo de U$4,06 para uma cerveja de 500 ml. Em Dubai o valor é quase 10 vezes mais

O Brasil é um dos países que possui a cerveja mais barata do mundo. De um total de 195 países, o Brasil está entre os 10 primeiros no ranking mundial. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de desconto CupomValido.com.br com dados da Numbeo e Statista sobre o custo médio da cerveja nas capitais dos países. No estudo, foi utilizado o dólar como moeda para a comparação do poder de paridade de compra entre os diferentes países.

O custo médio da cerveja no Brasil foi de U$1,38.  Isso representa um valor 66% menor que a média mundial, com um custo de U$4,06 para uma cerveja de 500 ml.

A região do Oriente Médio e da Escandinávia estão no topo do ranking com as cervejas mais caras do mundo. O país que fica em primeiro colocado é o Emirados Árabes Unidos. Aqui, é preciso desembolsar nada menos que U$10,89 por uma única cerveja de 500ml.

Foto:Marcos Santos/USP Imagens Bebidas Alcoólicas

Do outro lado do ranking, temos a Etiópia, que possui a cerveja mais barata do mundo – apenas U$0,75. A Zâmbia e Vietnã ficam em segundo e terceira posição, com U$0,87 e U$0,88, respectivamente.

Ao levar em consideração os países da América Latina, somente a Colômbia possui a cerveja mais barata que o Brasil, com o custo médio de U$1,06.

Com 7% do consumo mundial, o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo. O país só fica atrás da China e Estados Unidos, com 27% e 13%, respectivamente.

A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica. A Schin e Itaipava, ficam em quarto e quinto lugar.

Ao levar em consideração os fatores para a decisão de compra da uma cerveja pelos brasileiros, o sabor fica em primeiro lugar, seguido do preço, e por fim o tipo da cerveja.

No Brasil, a grande maioria tem preferência em consumir cerveja com embalagem de garrafa (47%), enquanto 39% têm preferência por lata.

No cenário mundial, a Snow é a cerveja mais vendida no mundo, junto com a Tsingtao em segundo lugar (ambas da China). A Bud Light e Budweiser, ambas dos Estados Unidos, ficam em terceiro e quarto lugar. Na quinta posição fica a Skol, do Brasil.

Fonte: Numbeo, CupomValido.com.br, Statista

Pular para o conteúdo