ECONOMIA

Sedecti alinha participação do governo do Amazonas a ExpoAmazônia BIO&TIC

Evento, que acontece no período de 30 de junho a 02 de julho em Manaus, terá a participação de 12 órgãos estaduais e pretende atrair cerca de R$ 20 milhões em negócios para o estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) está ultimando o planejamento da participação do governo do Amazonas na Expo Amazônia BIO&TIC, evento que acontece no período de 30/06 a 02/07, em Manaus, e está mobilizando órgãos estaduais interessados em também participar da exposição. O governo do Estado, por meio da Sedecti, é co-realizador do evento que tem como proposta atrair cerca de R$20 milhões em negócios para o Amazonas.

“Convidamos essas 12 instituições, inicialmente, para que a gente possa mostrar à sociedade, as oportunidades que temos no que diz respeito à bioeconomia e à Tecnologia de informação e Comunicação. O propósito dessa reunião foi fazer com que essas instituições se organizem para que possamos demonstrar para o público visitante, o que o Governo do Estado vem fazendo em relação a essas duas temáticas”, explica o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Luiz Herval.

Para a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade, a proposta da Sedecti de reunir todos os agentes públicos para demonstrar a importância da participação no evento, foi muito bem-sucedida.

“A proposta do governo do Estado do Amazonas de contribuir com esse evento com participação dessas instituições convidadas é de extrema importância para movimentar o ecossistema de inovação no Estado. Esperamos que a participação das instituições possa demonstrar a qualidade dos projetos e do desenvolvimento que as instituições possuem aqui no Amazonas”, destaca.

 O diretor executivo da Agência de Inovação Tecnológica da UEA, Antônio Mesquita, enfatizou que o evento será essencial para apresentar o que se tem na Universidade sobre inovações tecnológicas.

“Essa é uma oportunidade de mostrarmos as inovações tecnológicas, os produtos que nós temos dentro da nossa Universidade, dentro de nossos laboratórios, e é um espaço que vai colocar a cara da UEA nesta nova identidade para que a população conheça o quanto nosso professores pesquisadores e alunos estão desenvolvendo”, afirma.

 Já foram contatados pela Sedecti, as secretarias estaduais de Educação do Amazonas (Seduc), da Produção Rural (Sepror), de Cultura e Economia Criativa, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Expo Amazônia BIO&TIC

A ExpoAmazônia BIO&TIC tem como objetivo ser um dos principais eventos de inovação da região Norte, reunindo grandes palestrantes, institutos tecnológicos de economia digital e bioeconomia, indústrias fabricantes de bens de informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), universidades, agências governamentais, startups, hubs, incubadoras, aceleradoras e investidores, em um ambiente totalmente propício para consolidar a região como referência em inovação, empreendedorismo e conexões de negócios.

Fotos: Ramon Arcanjo/Sedecti.

Pular para o conteúdo