SETOR PRIMÁRIOTOCANTINS

Tocantins habilita mais três agroindústrias no serviço de inspeção animal

Empresas aderidas ao SIE podem comercializar em todo o Estado, as que acrescentam o SISBI podem vender seus produtos em todo território brasileiro

A abertura de agroindústrias e a expansão da comercialização por meio da habilitação do serviço de inspeção oficial tem promovido o crescimento do estado do Tocantins. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), neste mês de maio, habilitou o entreposto de produtos cárneos Frimag ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e dois laticínios, o Mel no município de Colmeia, e o Hojuara, em Santa Terezinha (região do Bico do Papagaio), ambos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Atualmente, o Estado conta com 41 estabelecimentos de produtos de origem animal sob a responsabilidade do SIE, sendo que destes, 14 acresceram o SISBI, que proporciona equivalência federal para que o empresário possa comercializar seus produtos em todo território brasileiro.

De acordo com o gerente de inspeção animal, Antônio Caminha, o Tocantins está em constante desenvolvimento das indústrias, que vem sendo revelado pela incorporação das que estão no SIE para o selo SISBI, uma vez que passaram de 10 em 2021 para 14 em 2022, até o momento. “Esse resultado agrega valor aos nossos produtos, qualidade, geram mais empregos e renda e atrai mais investidor”, destacou.

O empresário da Frimag Alimentos, Magno Pereira Toletino, disse que há dois anos vinha construindo em Porto Nacional a empresa, e que primeiro apresentou o projeto na Adapec, discutiu ideias e teve todo o apoio da equipe de inspeção, que foram ágeis em todo o processo. “A última vistoria para aprovação foi realizada na semana passada, posso afirmar que todos os empresários que querem vir ao Tocantins para abrir agroindústria, a Adapec tem uma excelente equipe para atendê-los e orientá-los”, afirmou.

A Agência tem equipes especializadas para prestar orientações aos empresários que estão interessados em abrir agroindústrias ou migrarem para um dos selos aos quais tem a responsabilidade da habilitação, são eles: SIE, SISBI, Selo Arte e Artesanal.

Produção

O Frimag tem a capacidade de produzir 10 toneladas por dia de produtos cárneos (linguiças e demais embutidos). O laticínio Mel tem capacidade de produção de 50 mil litros de leite por dia, e o laticínio Hojuara chega a processar 40 mil litros.

Pular para o conteúdo