EDUCAÇÃO

Professores da rede estadual estão na etapa nacional da seleção de intercâmbio nos EUA

Iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que avalia todas as habilidades acadêmicas em inglês: leitura, fala, escrita e audição

Quatro professores da rede estadual foram selecionados para a etapa nacional na seleção do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards inTeaching Program for International Teachers – DAI) edição 2022. A iniciativa busca dar oportunidade para participar de um curso de aperfeiçoamento de seis meses nos Estados Unidos. 

Com apoio da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), os professores foram classificados na primeira fase na etapa estadual e seguiram para as demais etapas, com o envio de um vídeo e em seguida a aplicação do teste de proficiência (TOEFL Ibt), que avalia todas as quatro habilidades acadêmicas em inglês: leitura, fala, escrita e audição.  

A professora Sílvia Gabriella Carvalho, da Escola Estadual (EE) Ruy Alencar, zona norte de Manaus, é uma das selecionadas para representar a rede estadual na seleção para o intercâmbio. Ela comenta como o processo está sendo intenso, mas que está dando tudo de si para conseguir realizar essa oportunidade.  

“Não é uma seleção simples, então agradeço todo o apoio que estou recebendo da coordenadoria e da escola. Eu estou estudando e dando meu máximo para ter esse diferencial, participar dessa experiência”, diz Silvia. 

A professora Lídia Cristina Sousa de Sena, da Escola Estadual Sant’ana, zona sul de Manaus, também diz como está muito feliz com a aprovação e que seguirá no processo. 

“Estou tendo todo o suporte necessário para participar do programa, então isso é muito gratificante, além de todo o material disponibilizado para que eu possa estudar e me aperfeiçoar para poder passar nas etapas e ir no intercâmbio”, reitera Lídia. 

O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana. E inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

O intercâmbio é voltado para professores de Língua Inglesa, que atuam no Ensino Médio e que tenham no mínimo cinco anos de docência, entre outros requisitos. 

Selecionados

Os candidatos foram entrevistados e após a avaliação foram selecionados quatro professores da rede estadual de ensino, sendo três da capital e um do interior. 

Em Manaus, foram os professores Lidia Cristina Sousa de Sena, da Escola Estadual Sant’ana, zona sul; Sílvia Gabriella dos Santos Carvalho, da EE Ruy Alencar, zona norte; e Thiago dos Santos Sampaio, da EE Dr. Isaac Sverner, zona leste da capital.  

Do interior foi aprovado o professor Tarcísio Moura De Sousa, do Colégio Batista de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).  

Etapa nacional

Agora, os quatro professores selecionados participam da etapa nacional, onde a Comissão Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vai revisar os requisitos em que foram aprovados na primeira etapa e entrevistá-los com um teste de proficiência (TOEFL Ibt). Caso selecionados seguem para etapa internacional.

O Programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos e executado em parceria com a Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com duração de um semestre acadêmico nos EUA.

Pular para o conteúdo