DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Conselho aprova, por unanimidade, projeto do governo estadual para novo Terminal Pesqueiro de Manaus

Apresentação ocorreu em reunião ordinária do Conselho Estadual de Pesca, na qual foi também discutido o PL que proíbe o abate de três espécies de tucunaré, mas libera a pesca esportiva do peixe

Durante a primeira reunião ordinária do ano, na quarta-feira (30/03) o Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa) do Amazonas deliberou e aprovou, por unanimidade, o projeto de construção do novo terminal pesqueiro de Manaus, apresentado pelo governo estadual.

O vice-presidente do Conepa e secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, ressalta a importância da aprovação unanime da proposta apresentada pelo governo do Estado, que segundo ele, tem a finalidade de contribuir e melhorar a atividade da pesca e aquicultura no estado.

“É uma grande oportunidade que o governador Wilson Lima está dando aos trabalhadores do setor pesqueiro para melhorar as suas vidas, tanto os pescadores como os aquicultores e consumidores que trabalham com o pescado, em Manaus e em todo o Amazonas”, afirma.

A proposta ainda está em fase inicial de discussões para ouvir a categoria pesqueira, a fim de alinhar novas diretrizes para a construção do novo terminal.

PL do Tucunaré

Na reunião também foi debatido o Projeto de Lei (PL) que proíbe o abate de três espécies de tucunaré (vazzoleri, açú e pinima) em todo o estado por pescadores amadores, mas libera a pesca esportiva, em que o peixe é capturado, mas solto no rio após registro. O PL é de autoria do deputado estadual Tony Medeiros e foi apresentado para os conselheiros, que puderam fazer suas contribuições.

Menção honrosa

Os conselheiros Luiz Bonfá e Roger Crescêncio, foram homenageados durante a reunião do Conepa, pela iniciativa de promover o consumo do pescado do Amazonas, no período mais difícil devido à doença de Haff.

Leocy Cutrim assinala que muitas informações propagadas nas mídias sobre a situação da doença se tratavam de fake news e prejudicaram a comercialização do pescado.

Conepa

O Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura reúne 40 instituições, abrangendo entidades do setor produtivo, representantes de todas as áreas da pesca, e de órgãos governamentais, e tem a função de discutir grandes temas e propor melhorias no setor de pesca e aquicultura, com a finalidade de beneficiar toda a categoria.

Fotos: Emerson Martins/Sepror

Pular para o conteúdo