COMÉRCIOECONOMIA

Setor de bebidas é o novo filão do mercado chinês, aponta especialista em mercados asiáticos

Alta constante no mercado de consumo de bebidas é a oportunidade para empreendedores brasileiros que desejam exportar para o mercado asiático. Água, sucos, chás e cafés, são as preferidas

Apesar da crise econômica desencadeada pela pandemia do covid-19, o mercado chinês de bebidas tem crescido de forma exponencial desde 2019, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Daxue Consulting (https://daxueconsulting.com/ ). Atualmente, essa fatia do setor econômico chinês representa um décimo da indústria global e conta com uma base de consumidores de 1,4 bilhão de pessoas.

Com base em dados como esses que Claus Malamud – mentor de mercados asiáticos na Link, escola que será lançada em agosto pela XP Investimentos, e influencer digital com mais de 100 mil seguidores no Instagram – afirma que este é o grande momento para os empreendedores brasileiros que desejam entrar no mercado asiático.

“O mercado de bebidas está em um crescente e tem acompanhado o aumento do poder de compra da população chinesa, que tem dado preferência a produtos mais saudáveis, originários de outros países, e que sejam bem-conceituados entre a população”, explica Malamud.

Para ajudar o empreendedor que pretender aproveitar este cenário econômico favorável e entrar de vez no mercado chinês, Claus afirma que o empreendedor brasileiro pode se beneficiar do crescimento do mercado chinês de bebidas. Para isso, é preciso saber encontrar as grandes oportunidades no mercado chinês e oferecer produtos diferenciados e de qualidade para uma população sete vezes maior que a brasileira já é um ótimo começo.

Para entrar nesse mercado, o empreendedor deve começar fazendo um estudo de mercado, identificando produtos e tendências que estão caindo no gosto da população. Com essa informação em mãos, é possível começar uma caminhada sólida rumo ao mercado chinês.

Segundo dados divulgados pela Daxue Consulting, os chineses estão cada vez mais preocupados com a qualidade das bebidas e em manter um estilo de vida saudável. Os tipos de bebidas considerados mais promissores para investir são água, sucos, chás, cafés. Quanto mais orgânico melhor.

O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de café e o consumo desse tipo de bebida vem crescendo no Gigante Asiático e os produtores de café brasileiros podem lucrar com isso.

O café brasileiro é muito famoso na China, principalmente os cafés especiais, com grãos premiados. Para o produtor de café que deseja negociar com a China, a grande dica é começar a participar de feiras internacionais, que dão mais visibilidade e colocam em evidência o seu produto. Realizar um estudo sobre o mercado chinês, focar não apenas no consumidor final, mas também no negócio B2B, ou seja, a venda de grãos para grandes marcas como Nestlé e Starbucks é uma das grandes possibilidades de negócio

Sobre Claus Malamud

Mentor de mercados asiáticos na Link, escola que será lançada em agosto pela XP Investimentos, é influencer digital com mais de 100 mil seguidores no Instagram, onde compartilha diariamente dicas de importação da China e sócio do Mr China Imports (www.mrchinaimports.com.br), empresa especializada em facilitar o acesso ao comércio exterior, que já importou mais de mil contêineres e milhares de produtos chineses e do Clube Importador, coletivo de importação.

Pular para o conteúdo