AMAZONASESPORTE

Estudantes da rede estadual participam de seletivas para representar o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares

Amazonas conta com dez representantes em busca de uma vaga na maior competição estudantil do mundo, que acontece em maio, na França

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, estudantes da rede estadual estão participando das seletivas nacionais da Gymnasiade 2022. Realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), no período de 7 de março a 18 de abril, a competição escolar mundial é um evento que ocorre a cada dois anos e reúne mais de 100 países, em cada edição.

Os dez estudantes da rede estadual na seletiva nacional estão competindo para integrar a delegação brasileira nos Jogos Mundiais Escolares, que acontecem em maio, na França.  

Ao todo, serão 12 esportes na seleção, com a participação dos estudantes da rede estadual em nove deles: atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa, natação, taekwondo e wrestling.

As competições estão ocorrendo em Aracaju, capital de Sergipe, até dia 27 de março, e seguirão por mais três cidades: Macapá, no Amapá; Maricá, no Rio de Janeiro e Rio Branco, no Acre. 

A seleção nacional continuará durante o mês, com a participação de mais três escolas da rede estadual, Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha, EE Vasco Vasques e EE Manoel Rodrigues de Souza.

Delegação amazonense

O Amazonas conta com dez alunos da rede estadual representando o estado na maior competição estudantil do mundo. 

Os atletas Klinger Gabriel, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Pessoa; e Guilherme Oliveira, da EE Gilberto Mestrinho competiram na modalidade atletismo. No judô, é o aluno Marx Brito; na natação, a aluna Raquel Sombra; e no wrestling, Jailson Silva, todos da EE Vasco Vasques.

No esporte de tênis de mesa, estão os estudantes Milton Brelaz e Raffaele Ramos, ambos do Ceti Cinthia Régia Gomes do Livramento. No xadrez, são Cibelle Curte, da EE Jairo da Silva Rocha; e Laura Bisneta, do Ceti Sérgio Pessoa. Além do taekwondo, com o atleta Daivison de Araújo, da EE Manoel Rodrigues de Souza. 

Gymnasiade

A competição escolar mundial é um evento que ocorre de dois em dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Nesta edição, a Seletiva da Gymnasiade terá 5.184 participantes, sendo 4.374 atletas, 621 técnicos e 189 chefes de delegação.

Promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Governo do Estado, a seleção nacional está sendo disputada no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e no Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju.

Foto: Arquivo pessoal

Pular para o conteúdo