DESTAQUESAÚDE

Depois de Parintins, governo estadual avança com a instalação de leitos de UTI em municípios interior do estado

Até o final de 2022, o governador Wilson Lima pretende concluir a instalação dos leitos de terapia intensiva em Tabatinga e Tefé, segundo ele, para regionalizar a saúde, tanto na média quanto na alta complexidade

O Secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, realizou visita técnica no sábado (05/03) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), que será reformada e ampliada pelo Governo do Amazonas. A unidade também irá receber 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Deputado Federal Átila Lins e Deputado Estadual Berlamino Lins também acompanharam a inspeção à unidade de saúde.

“Viemos por determinação do Governador Wilson Lima para avaliar a estrutura da UPA de Tabatinga. O Governador deu a ordem para que reformemos este hospital, onde faremos também 10 leitos de UTI. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Saul Bemerguy e seus secretários. Vamos voltar para Manaus, os técnicos virão na semana que vem e daremos início a mais esse presente para o interior do Amazonas”, destacou o secretário.

O Governo do Amazonas dá prosseguimento ao plano de descentralização de serviços de média e alta complexidade. Além da implantação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a obra busca reformar e readequar o espaço. Com os trabalhos, serão ampliados o centro cirúrgico e o número de leitos clínicos para atendimento adulto e materno-infantil.

Além da readequação do hospital e da maternidade, será construído no complexo um prédio anexo para funcionamento da área administrativa.

“É importante que a população entenda que a determinação do Governador Wilson Lima é justamente regionalizar a saúde, tanto na média quanto na alta complexidade. Fizemos as UTIs de Parintins, estamos finalizando as UTIs de Tefé e vamos iniciar as UTIs de Tabatinga”, completou Dr. Anoar Samad.

Recursos – o investimento total para intervenção será de R$ 16 milhões, com recursos do Governo do Estado, oriundos do Banco do Brasil. A contratação dos projetos e da obra será realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Expansão

A descentralização dos serviços assistenciais, com a instalação de leitos de UTI no interior, começou pelo município de Parintins e o Governo do Amazonas já deu início às obras de adaptação para instalação dos leitos em Tefé. A implantação está prevista no Saúde nas Calhas, projeto do Programa Saúde Amazonas.

O objetivo é estruturar as unidades de saúde fora de Manaus e atuar na regionalização de cinco polos: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé, que vão fortalecer a rede de saúde para reduzir o deslocamento de pacientes para a capital Manaus e dar condições de assistência nessas cidades.

Fotos: Rodrigo Santos/SES

Pular para o conteúdo