SAÚDE

Novos residentes foram aprovados em processo seletivo iniciam especialização em Oncologia na FCecon

Fundação também formará especialistas em Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Cirurgia Oncológica, áreas de tratamento que tem mão de obra escassa no Amazonas e no Brasil

Após cinco anos sem médicos na residência em Oncologia Clínica na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), dois profissionais iniciaram a formação na área de tratamento, que é escassa no Amazonas e em todo o Brasil. Os dois médicos fazem parte do grupo de oito profissionais que deram início à residência médica nesta sexta-feira (04/03), na instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Os novos residentes foram aprovados no processo seletivo da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam) nº 2021/2022 e participaram, na manhã desta sexta-feira, da atividade de acolhimento, no auditório Dr. João Baldino, 3º andar da FCecon.

O Programa de Residência Médica da FCecon ofertará, nos próximos anos, oito novos médicos especialistas nas áreas de Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica e Cirurgia Oncológica.

“Damos as boas-vindas aos nossos novos médicos residentes que estarão somando forças nessa grande batalha que é o tratamento oncológico. Os novos residentes terão muitas oportunidades para ter um treinamento adequado dentro da FCecon”, disse o mastologista Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon.

Escassez

Um dos destaques da nova turma é a residência em Oncologia Clínica, área responsável pelo tratamento quimioterápico. Último levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), do ano de 2020, apontou que, no Amazonas, 38 médicos possuem titulação em Oncologia Clínica. Em todo o Brasil, são 4.061 oncologistas clínicos.
A FCecon volta a oferecer a residência para esta área após cinco anos. A última turma foi formada em 2017.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres, destaca o papel e responsabilidade da instituição na formação de especialistas qualificados.

“A Fundação Cecon tem um propósito, entre tantos outros, de formar especialistas na área médica, especialidades que são todas importantes para o atendimento multidisciplinar do paciente com câncer. Assim, conseguimos oferecer esses profissionais não só para o Amazonas, mas para outros estados do Brasil. Estamos compondo demandas importantes, como por exemplo, a deficiência de algumas categorias profissionais, como a Oncologia Clínica”, disse Torres.

O médico especialista em Clínica Médica, Evilázio Bié, é um dos que escolheram a Oncologia Clínica como residência. Ele conta que sua experiência em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lhe proporcionou aproximação com pacientes e familiares e o desejo de atuar na Oncologia.

“Esse contato que eu tive com as famílias no momento do boletim médico das UTIs me aproximou muito de pacientes sem cuidados no final de vida, em pacientes sem uma perspectiva muito clara de tratamento. Isso, de alguma forma, me fez despertar esse desejo de aproximação pela área da Oncologia, que é uma área onde há um contato profundo com as famílias e pacientes”, disse Bié.

Residentes

Iniciam as atividades na FCecon como médicos residentes Caroline Olinda de Souza (Anestesiologia), Mariam Lidemys Marin Montejo (Anestesiologia), Grasiela Costa Silva (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), José Fernando da Rocha Júnior (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), Evilásio Felix Bié Filho (Oncologia Clínica), Vera Lúcis Rodrigues Roque (Oncologia Clínica), Ana Elisa de Landa Moraes Teixeira Grossi (Cirurgia Oncológica) e Aline Pereira da Costa (Cirurgia Oncológica).

Programa

Implantado há 17 anos, o Programa de Residência Médica da FCecon já formou 60 profissionais. O programa é ligado à Comissão Nacional de Residência Médica e forma, atualmente, especialistas em Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Fotos: Jadson Souza/FCecon

Pular para o conteúdo