DESTAQUEMUNDO

União Europeia anuncia novas sanções contra a Rússia por ataques e invasão contra Ucrânia

Espaço aéreo será fechado para todos os aviões russos.  Úrsula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também afirmou que meios de comunicação estatais russos também serão banidos da UE

A União Europeia anunciou neste domingo (27/03) o fechamento do espaço aéreo para todos os aviões russos, inclusive jatos privados. Também deve banir a mídia do Kremlin e impor um novo pacote de sanções ao governo de Belarus.

“Primeiro, estamos fechando o espaço aéreo da UE para aeronaves de propriedade russa, registradas na Rússia ou controladas pela Rússia. Eles não poderão pousar, decolar ou sobrevoar o território da UE. Incluindo os jatos particulares dos oligarcas”, disse Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em um post no Twitter neste domingo.

“Em segundo lugar, proibiremos a máquina de mídia do Kremlin na UE. As estatais ‘Russia Today’ e ‘Sputnik’ e suas subsidiárias não poderão mais espalhar suas mentiras para justificar a guerra de Putin. Estamos desenvolvendo ferramentas para banir sua desinformação tóxica e prejudicial na Europa”, anunciou.

“Terceiro, visaremos o outro agressor nesta guerra, o regime de Lukashenko, com um novo pacote de sanções, atingindo seus setores mais importantes. Todas essas medidas vêm em cima do pacote forte apresentado ontem, acordado pelos nossos parceiros internacionais.”

Na quinta-feira (24/02), dia do início dos ataques russos à Ucrânia, a União Europeia já havia anunciado sanções contra bancos, empresas estatais e setores de energia e transporte da Rússia. Entre as medidas, estavam a banir a venda de aeronaves e equipamentos para as linhas aéreas russas e limitar o acesso da Rússia a tecnologias cruciais, como semicondutores e softwares de ponta.

Nos dias seguintes, outros países também anunciaram sanções aos russos, como os Estados Unidos e o Reino Unido.

Envio de armas para a Ucrânia

Os países da União Europeia começaram a entregar quantidades “significativas” de armas à Ucrânia para ajudá-la a se defender contra a invasão lançada pela Rússia, informaram neste domingo várias autoridades europeias.

As entregas aconteceram no sábado e outras serão feitas neste domingo. Elas são “significativas e permitirão que os ucranianos se defendam”, disse uma das fontes.

Armas nucleares russas em alerta

Ainda neste domingo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu ordem para que o comando de seu país coloque as armas nucleares de represália em posição de alerta grave, depois de ouvir declarações que considerou agressivas de representantes dos países que fazem parte da Otan.

“Como vocês podem ver, países do Ocidente não só tomam medidas não amistosas contra nós na dimensão econômica – eu me refiro às sanções que todos conhecem bem e também aos principais dirigentes que lideram a Otan que se permitem fazer declarações agressivas em relação ao nosso país”, ele afirmou na TV estatal.

Pular para o conteúdo