DESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Governo articula soluções inovadoras com Estônia Hub para desenvolver empreendedorismo no Amazonas

Iniciativa busca aproximar o Brasil da Estônia para geração de negócios e parcerias entre entidades, empresas e a sociedade civil, seja na economia digital, no turismo ou no setor de serviços

Com o intuito de desenvolver métodos para que o empreendedor amazonense tenha mais acesso a serviços para seu negócio, além de informações que venham contribuir com a geração de emprego e renda, o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) se reuniu nesta quinta-feira (24/02), com representantes do Estônia Hub, entidade privada que busca aproximar Brasil e Estônia para a geração de negócios e parcerias.

O chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, Jeibi Medeiros da Costa, resumiu a proposta apresentada pelo Estônia Hub para fomentar o empreendedorismo. “Em especial, ajuda a focar no micro e pequeno empreendedor, incentivando o desenvolvimento das iniciativas locais, seja na economia digital, no turismo ou no setor de serviços”, destaca.

Para Jeibi Costa, a parceria entre governo do Amazonas, Sebrae e demais atores, vai possibilitar estabelecer uma rede que envolve a administração pública nas esferas federal, estadual e municipal, envolvendo também, os institutos de pesquisas, incubadoras, além de startups e empresas privadas.

“É um passo importante para a diversificação econômica, a desburocratização e o fomento ao desenvolvimento de ideias inovadoras no estado do Amazonas”, afirma.

As reuniões aconteceram no prédio da Sedecti, na zona sul de Manaus, e na prefeitura de Presidente Figueiredo (cidade distante 117 quilômetros de Manaus), na quarta-feira (23/03) e nesta quinta-feira.

Participaram dos encontros representantes de órgãos e entidades públicas e da iniciativa privada como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec) de Presidente Figueiredo e Venture Hub Manaus.

Nas reuniões, o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) do Estônia Hub, Raphael Fassoni, comentou que o Amazonas se destaca de outros estados brasileiros pela iniciativa de buscar recursos para o desenvolvimento econômico.

“Notei duas coisas aqui no Amazonas, que destaco: a primeira a questão de pró-atividade, que é um diferencial, e a segunda é a disposição e abertura para colaborar com informações sobre projetos e os desafios enfrentados. E isso facilita muito, pois conseguimos entender qual o papel de cada um e como eles podem se encaixar e contribuir junto”, reforçou o executivo.

Estônia Hub

Raphael Fassoni, que além de CEO é cofundador do Estônia Hub, afirma que o propósito da organização é contribuir com a parceria no estado do Amazonas.

“Por meio de uma parceria que firmamos com o Sebrae Amazonas, com a Unidade de Gestão de Políticas Públicas, eles identificaram os desafios que o Amazonas tem e que esses mesmos tipos de desafios foram resolvidos pela Estônia, através de parceria, entre entidades, empresas e a sociedade civil”, destaca.

Fassoni esclareceu também que, pensando nos desafios do Amazonas relacionados às questões do desenvolvimento regional nos municípios, o aumento do empreendedorismo e a redução da informalidade, a Estônia pode oferecer ao estado um grau de contribuição e sinergia focado no aspecto econômico, promovendo assim o desenvolvimento na região.

O Estônia Hub busca aproximar o Brasil para geração de negócios e parcerias, com uma atuação no setor público e privado, com o intuito de desburocratizar, internacionalizar e digitalizar serviços. A entidade privada foi criada em 2019 e tem como objetivo replicar as melhores práticas do modelo de transformação da Estônia no Brasil.

Expertise

O chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação (DTI) da Sedecti, Leonardo Silva, destacou que a reunião com os representantes do Estônia Hub foi uma ótima oportunidade para conhecer suas propostas e iniciativas, de modo que se possa vislumbrar a possibilidade de parceria entre as instituições envolvidas, além de promover o empreendedorismo e a inovação no Amazonas.

“Um outro ponto interessante dessa conversa foi poder avaliar como o Amazonas poderia aproveitar a expertise da Estônia no processo de transformação digital dos serviços públicos que pudessem ser adequados e implementados no Estado, uma vez que a Estônia é reconhecida por ser um país 100% digital, no que se refere a oferta desses serviços para a sociedade”, frisou Leonardo.

Sebrae

O primeiro contato do Estônia Hub com o Amazonas veio por meio do Sebrae. A gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Socorro Corrêa, explanou sobre a importância de contribuir nessa empreitada.

“O Sebrae acha importante o projeto da Estônia Hub para desenvolver e ampliar o ecossistema de empreendedorismo do estado do Amazonas, em especial, para democratizar o acesso do micro e pequeno empreendedor aos serviços e informações que possam ajudá-lo a desenvolver o seu negócio. O importante é mostrar que o empreendedor do interior pode ter acesso ao mesmo serviço de apoio disponível em Manaus”, apontou.

As tratativas sobre a parceria terão continuidade em um próximo encontro em março, que acontecerá em formato virtual. Na ocasião, está programada uma conexão entre os estonianos e os atores do estado do Amazonas. Também estão programados outros quatro encontros virtuais.

Foto: Anselmo Pereira/Sedecti

Pular para o conteúdo