DESTAQUEECONOMIASUSTENTABILIDADE

Workshop de bioeconomia no Inpa discute cadeia produtiva com base na biodiversidade do Amazonas

Evento busca apresentar e coletar dados para o estudo da bioeconomia no estado, levando em conta que as características culturais relacionadas à produção e ao consumo afetam as cadeias de valor

Nesta terça-feira (22/02) acontece o II Workshop de Bioeconomia – Estudo das cadeias produtivas com base na biodiversidade para geração de emprego e renda nos estados do Amazonas e São Paulo. Gratuito, o evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), das 9h às 18h30, com transmissão realizada a partir do Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

A abertura contará com a presença da diretora do Inpa, Antonia Franco. O Workshop é uma realização do Projeto Bioeconomia da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

O objetivo do projeto multidisciplinar é ampliar a compreensão de questões relativas às cadeias de valor com base na biodiversidade para a geração de emprego, renda e bem-estar no Amazonas e em São Paulo. O projeto é coordenado pelos pesquisadores do Inpa, Adalberto Val, e da USP, Jacques Marcovich.

De acordo com Adalberto Val, o II Workshop de Bioeconomia busca apresentar e coletar dados para o estudo da bioeconomia no Amazonas, focada em cadeia produtiva, entendida como um conjunto de atividades e infraestrutura envolvido na produção, processamento e transporte de um bem para um centro consumidor. No contexto, as características culturais relacionadas à produção e ao consumo afetam as cadeias de valor.

Atualmente, há várias cadeias de valor baseadas na biodiversidade da Amazônia, como a do açaí, tambaqui, pirarucu, cacau, castanha-do-Brasil, várias frutas amazônicas e óleos. O projeto Bioeconomia estuda três dessas cadeias, e duas delas serão discutidas no evento: pirarucu e cacau.

Para Val, para que as cadeias de valor da Amazônia se desenvolvam de forma plena elas precisam ser completadas, isto é, desfragmentadas, já que não basta produzir.  “Os insumos para a produção e processamento precisam estar disponíveis. O mesmo com o transporte”, destacou. “A pesquisa realizada nas Instituições de Ciência e Tecnologia tem papel central na desfragmentação das cadeias de valor. A importância do projeto é exatamente contribuir com a análise desses aspectos, procurando tornar efetiva a inclusão social e a geração de renda na Amazônia”, completou.

O projeto tem vigência de dois anos. O Inpa, uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia da Amazônia, é parceiro e mentor do projeto. Acesse aqui a programação no endereço https://bioeconomia.fea.usp.br/wp-content/uploads/2022/02/II-Workshop-de-Bioeconomia-INPA-USP-programa-CN-150222-F1-.docx.pdf

Pular para o conteúdo