AMAZONASDESTAQUESAÚDE

Municípios do Amazonas recebem certificado de reconhecimento do Previne Brasil

O certificado foi entregue a 25 municípios que obtiveram nota acima de sete no ranking do Ministério da Saúde. A cerimônia foi realizada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB-AM)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entregou, nesta segunda-feira (21/02), os certificados de reconhecimento aos 25 municípios do Amazonas que foram destaque na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. A cerimônia foi realizada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB-AM), que reúne secretários municipais e a gestão estadual para deliberar sobre a execução das ações e serviços de saúde.

“A entrega do certificado é uma forma de reconhecer o bom desempenho dos municípios nessa avaliação do Previne Brasil e incentivar para que continuem alcançando bons resultados em ações estratégicas que garantam a qualidade das ações em saúde”, afirma o secretário de estado de saúde Dr Anoar Samad.

De acordo com a secretária executiva de Políticas em Saúde, da SES-AM, Nayara Maksoud, a SES-AM tem como meta alcançar mais resultados positivos, além de monitorar e participar das ações básicas de saúde para que o estado continue sendo um destaque nacional.

“É para valorizar o trabalho dos municípios, incentivar e motivar para que novas ações sejam sempre alcançadas para que a gente consiga trabalhar com os melhores resultados. O certificado vem com esse objetivo, de podermos mostrar para os municípios que o estado do Amazonas vem acompanhando as suas ações”, enfatizou a secretária.

Entre os 62 municípios do estado, 25 estão com nota acima de sete no ranking do Ministério da Saúde e receberam o certificado. São eles: Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manaus, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Rio Preta da Eva, Silves, Tapauá, Tefé, Urucurituba e Urucará.

A secretária municipal de saúde de Rio Preto da Eva, Ayla Carla, destaca a importância da SES-AM para fortalecer os municípios. “A Secretaria de Estado tem todo o comprometimento, a responsabilidade de qualificar os profissionais da atenção básica, eles têm a preocupação de conhecer a realidade de cada município e de saber as dificuldades, de ensinar o que que é o indicador, qual a importância do indicador na captação de recursos e, através disso, eles treinam, capacitam, instruem os profissionais a alcançarem os indicadores dentro da realidade, dentro da necessidade de cada município”, afirma a secretária.

Desempenho

Os municípios do Amazonas foram destaque na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, de acordo com os dados analisados do último quadrimestre de 2021. As posições são resultado dos indicadores avaliados na Atenção Primária em Saúde (APS), como proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e cobertura vacinal de Poliomielite e de Pentavalente.

Programa Previne Brasil

O novo modelo de financiamento da APS, criado em 2019, altera algumas formas de repasse de transferências do MS para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento para aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde da atenção básica.

Fotos: Rodrigo Santos / SES-AM

Pular para o conteúdo