CIDADANIADESTAQUE

Com mais de 13 mil pessoas com deficiência atendidas em 2021, governo do Amazonas planeja mais avanços em 2022

Entre os serviços procurados pela população estão a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. De acordo com a Sejusc, este ano, a pasta vai avançar em outras frentes no atendimento

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou 13.365 atendimentos e cadastramentos de acesso a serviços e benefícios socioassistenciais a pessoas com deficiência e suas famílias, em 2021, no Amazonas. E para este ano, outras frentes de serviços serão oferecidas.

Entre os serviços procurados pela população estão a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), com 4.263 solicitações; o Passe Legal, com 1.433 registros; e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com 1.033 solicitações.

A secretaria ainda realizou a emissão de 1ª e 2ª vias do documento de Registro Geral (RG) para PcDs e idosos; a orientação para solicitação do Passe Interestadual; o encaminhamento de cartões Passa Fácil; e a entrega de materiais especiais, como cadeiras de rodas.

“As pessoas com deficiência começaram a procurar mais a secretaria, porque elas enxergaram que aqui podem ter acesso aos benefícios, e que aqui as coisas funcionam”, afirmou a secretária executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), Lêda Maia.

A emissão da Ciptea foi um dos serviços mais procurados e uma novidade no ano de 2021, na Sejusc. Mãe do Benício Fogaça, 5 anos, a ativista pela causa do autismo, Ursula Andria, explica o quanto os documentos emitidos pela secretaria são importantes para o dia a dia das famílias.

“A gente tinha a carteirinha da pessoa com deficiência, era um documento provisório para usarmos enquanto a Ciptea não tinha sido emitida, e ela ajudava a gente no dia a dia, na questão de prioridade, quando nós precisávamos ir a qualquer unidade pública ou privada. Com a carteirinha em mãos, não tem necessidade de mostrar todos os documentos e ter ainda mais demora no atendimento”, explicou Ursula.

De acordo com a Sejusc, este ano, a pasta vai avançar em outras frentes no atendimento às Pessoas com Deficiência.

“Para esse ano, vamos começar o programa Amazonas mais Inclusão, que é oferecer terapias e apoio a pessoas com deficiência, tanto da capital quanto do interior”, destacou Lêda.

Serviços

A Sejusc também oferece a emissão de RG para parentes de primeiro grau da pessoa com deficiência e, também, oferece suporte jurídico para problemas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para solicitar os serviços, a pessoa deve ir até a secretaria, que fica localizada na rua Salvador, número 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

On-line

Para agilizar os atendimentos, os serviços da secretaria para emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) podem ser iniciados pela internet. Basta utilizar o aplicativo Sasi e acessar o menu para serviços para Pessoas com Deficiência.

Fotos: Edson Aquino/Secom

Pular para o conteúdo