ECONOMIA

Faltando um mês para início prazo de entrega da declaração do IR, contador dá dicas para evitar erros

Gastos deduzidos no Imposto de Renda (IR) dependem de regras e parâmetros da Receita Federal, declaração pode ser realizada de 02 de março a 30 de abril. Observe cinco dicas para evitar erros

O contribuinte tem a chance de receber parte do valor pago com impostos por meio da restituição do Imposto de Renda (IR). Esses tipos de descontos são conhecidos como deduções e ajudam a diminuir o valor do tributo ou conceder uma restituição do seu IR.

Para receber desconto ou restituição do Imposto de Renda 2022 é necessário levar em consideração regras e parâmetros estabelecidos nas deduções dos brasileiros que precisam fazer a declaração.

Este ano, a declaração do Imposto de Renda pode ser feita entre 02 de março e 30 de abril. A melhor opção para que nada saia errado no envio do formulário é aproveitar o tempo de antecedência para organizar documentos e informações. O especialista em contabilidade e mercado financeiro, Dezerlay dos Santos explica e dá dicas de como não errar no envio da declaração de IR.

Confira:

1-  Declaração do IRPF deve ser enviada entre março a abril;

2-  Auxílio de um contador pode evitar erros na declaração;

3 – Documentação referente ao ano-base deve ser reunida para o preenchimento da declaração.

4-  Priorizar documentos-chave; inicie sua organização priorizando informações e documentos que tenham um impacto mais direto sobre a apuração do imposto devido. Isso inclui informes de rendimentos e despesas dedutíveis.

5 – Pesquise com antecedência a modalidade de declaração mais adequada; ao longo de 2020, você já terá uma boa ideia sobre o seu montante de gastos e de investimentos. A partir disso, é interessante começar a informar-se sobre a modalidade de declaração mais vantajosa para você ou sua empresa – o modelo completo ou simplificado.

Dezerlay Santtos é CEO da DSM Consultoria Empresarial, um escritório que tem o objetivo de prestar serviços contábeis de excelência, seguindo todas as normas e legislações. Além de prestar uma assessoria dedicada, o escritório faz orientação segura e eficiente para cada cliente, entendendo suas necessidades e buscando otimizar os processos contábeis. Mais informações sobre o IR 2022 pelo link  https://linktr.ee/Derzelay ou (92) 99515-1487.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo