DESTAQUEMEIO AMBIENTESUSTENTABILIDADE

Projeto apoiado pela Fapeam busca soluções para saneamento básico em comunidades tradicionais

Pesquisa, desenvolvida na comunidade quilombola Sagrado Coração de Jesus do Lago do Serpa, em Itacoatiara, no Amazonas, alia melhoria da saúde coletiva, sustentabilidade ambiental, econômica e cultural

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoia projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que busca conhecer as práticas culturais e de saneamento básico em comunidades tradicionais. A iniciativa visa a melhoria da saúde coletiva, além de gerar soluções para sustentabilidade ambiental, cultural e econômica nesses locais.

Contemplado com recursos do edital Fapeam – Mulheres na Ciência, o projeto “Significados, Saberes e Práticas: Vozes das Raízes Brasileiras” vem sendo desenvolvido na comunidade quilombola Sagrado Coração de Jesus do Lago do Serpa, situada no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). O local dispõe de saneamento básico precário devido a dificuldade de acesso, o que pode contribuir para o surgimento de doenças.

“Esse olhar para as comunidades tradicionais é emergencial, latente, então precisamos ter um olhar cuidadoso, especial para essas comunidades que vêm com uma estrutura extremamente precária. Sabemos da dificuldade de acesso às residências e às pessoas, mas isso não pode impedir tanto a universidade, os atores sociais, o poder público, de atender essas pessoas, esses espaços”, destacou Fabiane Clemente, coordenadora do projeto.

Etapas

Para encontrar soluções que dialoguem com a realidade da comunidade, o grupo de pesquisa dividiu os trabalhos em três etapas. Na primeira etapa, na qual o projeto se encontra no momento, está sendo realizada a coleta de dados. Para obter informações sobre o cenário vivido pelos quilombolas, foram coletadas e analisadas amostras de água em alguns pontos da comunidade.

Com as amostras devidamente estudadas, o próximo passo é a aplicação de um formulário para os moradores com o intuito de obter mais informações referentes à relação daquelas pessoas com a questão do saneamento na comunidade. A terceira e última etapa consiste na recoleta da água em pontos distintos no local, desta vez durante o período da cheia dos rios.

“Esse projeto é importante não somente para termos dados científicos sobre a questão de monitoramento de água e práticas culturais das comunidades quilombolas, mas também para o próprio estado do Amazonas, para o município de Itacoatiara, porque a partir desses resultados nós entendemos que o poder público, as entidades envolvidas nessa temática, podem se beneficiar, podem se apropriar desses dados para poder definir ações futuras de melhorias”, explica a coordenadora.

Mulheres na Ciência

O Programa Fapeam – Mulheres na Ciência é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fapeam, lançada em fevereiro de 2021, que visa estimular a participação de mulheres na coordenação de propostas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias no interior do estado.

Pelo segundo ano, a Fapeam lançou, no último dia 11, dois novos editais para estimular a participação de mulheres cientistas do Amazonas na coordenação de pesquisas: o Programa Mulheres das Águas e o Programa Kunhã – CT&I no Amazonas. Os anúncios ocorreram durante o lançamento da Programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, na sede da fundação. Ao todo, serão destinados mais de R$ 4.567.200,00 para projetos de pesquisa a serem desenvolvidos por pesquisadoras do estado.

 Fotos:Fabiane Clemente/Arquivo pessoal

Pular para o conteúdo