DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Implurb apresenta plano urbano de recuperação do centro histórico de Manaus durante webinário internacional

Trabalho será apresentado pelo arquiteto e urbanista Leonardo Normando, coordenador de programa no Implurb. Evento acontece dia 24 deste mês, às 11h, com duração prevista de 1h15

As ações estratégicas para desenvolver um amplo plano de regeneração urbana para o centro histórico da capital é o tema da apresentação da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que fará parte do webinário “Estratégias de reabilitação para centros históricos: estudos de caso de Nápoles, Manaus e Cienfuegos”, organizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC).

O evento acontece no dia 24 deste mês, às 11h (horário Manaus), com duração prevista de 1h15. O programa oferecerá tradução simultânea em inglês, espanhol e português, e o público interessado pode fazer sua inscrição neste link, gratuitamente.

Além de Manaus, que representa o Brasil, outras duas cidades terão apresentações durante o webinar: Nápoles, na Itália, que vai tratar do “Papel das parcerias público-privadas nas estratégias de regeneração”; e Cienfuegos, em Cuba, falando de “Patrimônio e sustentabilidade para revitalizar e preservar centros históricos”.

Haverá ainda espaço para discussão, relações internacionais e informações sobre a agenda urbana e capacidades construídas das cidades.

O trabalho de Manaus será apresentado pelo arquiteto e urbanista Leonardo Normando, coordenador de programa no Implurb; o case italiano terá como ministrante o gerente de projetos Nicola Masella; e a consultora em Cidade e Território (Idom), Rocío González, vai tratar das intervenções para Cienfuegos (Cuba). O evento terá como moderadora a gerente no Brasil para Iurc América Latina, Heloisa Barbeiro.

Reabilitação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles tem o webinário conjunto para compartilhar experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do Iurc dão suporte para se buscar atingir objetivos políticos tanto a nível local, quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

 Termo de Cooperação

A participação de Manaus é fruto da articulação do Implurb junto à União Europeia. De Nápoles, participam dos trabalhos o gerente de projetos urbanos Nicola Barbato; a arquiteta Francesca Pignataro; a gerente no Brasil para o IURC; Heloisa Barbeiro, e a líder de cidades Tricia Hackett.

Fotos – Divulgação / Implurb

Pular para o conteúdo