AMAZONASCULTURADESTAQUE

Com programação para todas as idades, Coletivo de Teatralidades estreia novo projeto de teatro lambe-lambe

Estreia está marcada para este sábado (05/02) e domingo (06/02), às 18h pelo horário de Manaus, por meio do Instagram @CETAemCena e do canal do YouTube do grupo

O Coletivo Experimental de Teatralidades (Ceta) lança neste fim de semana o projeto virtual “O Lado de Dentro 2.0”, que conta com quatro novos espetáculos: “Cabeça de gênio”, “No fundo tem um canto”, “Que nem mosca no lixo” e “Lagarta que não sai do casulo não vira borboleta”. A estreia está marcada para este sábado (05/02) e domingo (06/02), às 18h pelo horário de Manaus, por meio do Instagram @CETAemCena e do canal do YouTube do grupo. O projeto foi contemplado com o Prêmio de Conteúdo Virtual, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM).

Em sua segunda edição, “O Lado de Dentro” é um macro-projeto iniciado em 2020 que pesquisa o teatro lambe-lambe, uma linguagem do teatro de bonecos criada no Brasil, caracterizada pela participação de atores-manipuladores, de dramaturgias curtas e de uma caixa cênica pequena que possibilita a visualização da peça por apenas um espectador a cada apresentação.

Segundo um dos idealizadores, Victor Lucas Oliver, as dramaturgias inéditas são criações individuais de cada membro do Ceta. “Nos permitimos resgatar o nosso imaginário infantil para o desenvolvimento de quatro fábulas. Também experimentamos a criação das nossas próprias caixas cênicas, fazendo estudos de estética e manipulação para a gravação das peças”, contou o diretor e manipulador.

“Na primeira edição, em 2020, utilizamos somente materiais reciclados, que encontramos em casa, devido ao isolamento ocasionado pelo período crítico da pandemia. Agora, vacinados, pudemos fazer encontros presenciais, com todos os protocolos sanitários, para compartilharmos o que havia sido criado individualmente. Posteriormente finalizamos com encontros on-line, para ver na prática como as cenas ficariam gravadas”, acrescentou Victor. A equipe do projeto conta também com as artistas Karine Magalhães, Stephane Bacelar e Iris Brasil.

Programação para todas as idades

O lançamento ocorrerá em dois dias, sempre às 18h pelo horário de Manaus. No sábado (05/02), “No fundo tem um canto” e “Que nem mosca no lixo” ficarão disponíveis no Instagram @CETAemCena. Já no domingo (06/02), “Cabeça de gênio” e “Lagarta que não sai do casulo não vira borboleta” entram na rede social e no canal do YouTube “Coletivo Experimental de Teatralidades – Ceta”.

Os espetáculos serão disponibilizados gratuitamente e são livres para todos os públicos. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do grupo, pelo site cetaemcena.com.br, ou pelo número (92) 98411-0708 no WhatsApp.

Sobre o Ceta

O Coletivo Experimental de Teatralidades (Ceta), surgido em fevereiro de 2019, é um grupo de pesquisa e criação em teatro formado por Iris Brasil, Karine Magalhães, Stephane Bacelar e Victor Lucas Oliver, de Manaus (AM). Em dois anos de formação, o coletivo já produziu dez espetáculos, participou de mostras e festivais estaduais e nacionais, incluindo o Festival Arte Como Respiro – Cênicas, do Itaú Cultural.

Pular para o conteúdo