DESTAQUERORAIMATURISMO

Governo de Roraima mobiliza agencias e elabora planos de visitação para estimular o turismo em terras indígenas

Agências de turismo credenciadas no Cadastur Roraima, já têm planos de visitação turística às terras indígenas e comunidades em elaboração e/ou protocolados na Fundação Nacional do Índio

Proporcionalmente, Roraima é o estado brasileiro que tem a maior população indígena do país. De acordo com dados do Censo 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49.637 pessoas se declararam indígenas no estado, que possui 450.479 habitantes.

O maior percentual de indígenas está no município de Uiramutã. Na região, ocupada por parte da terra indígena Raposa Serra do Sol, 88,1% da população é indígena. O município de Normandia (56,9%) ocupa a segunda posição no ranking, seguida por Pacaraima (55,4%) e Amajarí (53,8%).

Nesse contingente, 12 comunidades indígenas já receberam a visita dos técnicos da Familiarização Turística, o Famtour, projeto promovido pelo governo de Roraima por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, para estimular a atividade turística em terras indígenas e comunidades tradicionais.

A medida foi parte das ações do programa Turismo 2030, e levou nove agências de turismo receptivo devidamente credenciadas no Cadastur Roraima, às terras indígenas e comunidades que já têm planos de visitação turística em elaboração e/ou protocolados na Fundação Nacional do Índio.

A iniciativa teve início na Comunidade Guariba, em Amajarí, onde a equipe recebeu das lideranças locais as informações necessárias para a elaboração e comercialização de roteiros de visitação naquela comunidade.
Logo depois a visita seguiu para a Comunidade Bananal, em Pacaraima, município que também recebeu a mesma atividade nas comunidades indígenas do Kauwê, Tarau Paru e Igaarumã e Nova Esperança. Em seguida a programação chegou ao município de Uiramutã, no Centro Regional Flexal. E encerrou na Comunidade da Raposa I, em Normandia.

Revista Roraima

A realização do Famtour também teve por objetivo coletar informações e imagens para elaborar a nova edição da revista Roraima: Um Destino, Mil Roteiros, com temática exclusiva do Etnoturismo do Estado.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Bruno Muniz Brito, a temática vai de encontro com as ações de promoção turística neste ano que se soma aos esforços das Rotas Amazônicas Integradas, as RAIs, cuja temática de 2022 é o Etnoturismo na Amazônia.
O Famtour foi realizado com as agências de turismo que trabalham com receptivo de Roraima e contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – Roraima), das prefeituras de Amajarí, Pacaraima, Uiramutã e Normandia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de todas as comunidades indígenas envolvidas.

Turismo em terras indígenas

Desde 2019 o turismo em terras indígenas vem sendo trabalhado pelo governo de Roraima, por meio do Departamento de Turismo (Detur) e, para 2022, a meta é tornar atividade do Etnoturismo, uma realidade em Roraima.
“Nesse sentido, a equipe do Detur vem trabalhando na sensibilização e capacitação das comunidades para a prática de um turismo inclusivo e sustentável por meio da elaboração do Plano de Visitação, com isso apresentando resultados otimistas, tendo alcançado regiões até então consideradas inacessíveis”, disse Bruno.

Como parte dessa política pública voltada para o desenvolvimento do Etnoturismo destaca-se o I Workshop de Etnoturismo em Terras Indígenas de Roraima, realizado em novembro do ano passado, com todos os atores do turismo que operam com receptivo no Estado, que orientou e apresentou as comunidades indígenas que estão aptas a compor roteiros de integração com os visitantes.

Fotos: Divulgação/ Detur-RR

Pular para o conteúdo