EDUCAÇÃO

Projeto estimula estudantes da rede estadual a produzirem embalagens biodegradáveis com escama de peixes

Projeto foi um dos contemplados pelo Programa Ciência na Escola do Governo do Amazonas. Para chegar ao produto final, os alunos fizeram um levantamento bibliográfico de artigos científicos e manuais técnicos referentes à pesquisa

Com o objetivo de buscar alternativas para reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte de produtos à base de petróleo, estudantes da rede estadual de ensino no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) desenvolveram embalagens biodegradáveis feitas a partir da escama de peixes. A iniciativa é um dos projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edição 2021, que aprovou 712 propostas. O trabalho contou com coordenação do professor de Biologia, Cosme de Carvalho, e envolveu alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré. De julho a dezembro, os estudantes produziram em laboratório protótipos de biocopos e bioembalagens, testados conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

“Esse projeto proporciona para a comunidade, principalmente as ribeirinhas e pesqueiras, uma nova fonte de renda com sustentabilidade, contribuindo na diminuição dos impactos ambientais. Para os alunos, possibilitou a aplicação dos conhecimentos teóricos na produção de um projeto científico que poderá fortalecer sua vida acadêmica”, destacou Cosme de Carvalho, que desde 2019 desenvolve projetos com escamas e vísceras de peixes da região.  

Processo – Para chegar ao produto final, os alunos fizeram um levantamento bibliográfico de artigos científicos e manuais técnicos referentes à pesquisa. Após a leitura, foram coletados quatro quilos de escamas nas feiras populares de Manacapuru. Os resíduos animais passaram por um processo para a retirada da hidroxiapatita e das fibras algodonosas, e, em seguida, foram preparados para as prototipagens. 

Os resultados são satisfatórios e abrem caminhos para uma nova perspectiva econômica e social para a Amazônia. Esses avanços sustentáveis são fruto dos investimentos do Governo do Estado no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na região. Segundo Cosme, o apoio da Fapeam nesse processo é fundamental.  

“Isso fortaleceu o compromisso da equipe em realizar a pesquisa através de um trabalho de relevância científica na utilização de resíduos do peixe. A Fapeam ajuda muito nas pesquisas no âmbito escolar e vem ajudando muito na nossa escola”, destacou o professor. 

Sobre o PCE – Pioneiro no país, o PCE é uma ação criada pela Fapeam, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) e Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus). O programa é direcionado à participação de professores e estudantes da educação básica em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica. 

FOTOS: Arquivo Pessoal do professor Cosme de Carvalho

Pular para o conteúdo