DESTAQUEMANAUS

Ex-prefeito de Manaus, Manoel Ribeiro, morre aos 76 anos, vítima de problemas cardíacos

Conhecido por ter construído o Edifício Garagem, no Centro da cidade e o sistema Maneco, de transporte coletivo, o político estava internado no hospital Francisca Mendes, em Manaus

O advogado aposentado, Manoel Henriques Ribeiro morreu na manhã desta terça-feira (18/1) aos 76 anos, no Hospital Francisca Mendes, onde estava internado, por complicações cardíacas. A morte foi confirmada por amigos da família. Além de comandar a prefeitura de Manaus, entre os anos de 1985 e 1990, numa gestão conturbada, que sofreu intervenção do então governador do estado do Amazonas, Amazonino Mendes, também foi vice-governador e dirigiu o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A família ainda não se manifestado publicamente sobre a morte, velório e sepultamento do político, mas segundo informações divulgas por amigos, Manoel Ribeiro tinha o desejo de que corpo dele fosse cremado.

Manauara de nascimento, Manoel Ribeiro assumiu o cargo de prefeito da capital, em 1985, depois de ter sido vice-governador do Amazonas em 1982 de 1983 a 1985, sucedendo o hoje deputado federal Átila Lins e antecedendo Alfredo Nascimento, que posteriormente se tornaria prefeito de Manaus.

A gestão dele no comando do Executivo Municipal foi conturbada. Já caminhando para o termino do mandato, em 7 de julho de 1988, quando foi afastado do cargo, por seis meses, pelo então governador Amazonino Mendes e foi substituído pelo interventor Alfredo Pereira do Nascimento. Reassumiu por apenas um mês sua posição em dezembro e foi sucedido em eleição por Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, no início da década de 1990.

Como gestor público, implantou o sistema alternativo de transporte coletivo, que ficou conhecido como “maneco”, numa referência ao seu nome. Também construiu o edifício garagem, no centro de Manaus, espaço que, até hoje não atendeu aos propósitos para os quais foi projetado.

Ele voltou a administração pública municipal, em janeiro de 2010, quando assumiu a presidência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), nomeado pelo então prefeito da capital, Amazonino Mendes, seu algoz no tempo em que esteve à frente da gestão municipal.

O deputado Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito.

Pular para o conteúdo