AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Amazonas começa a imunizar crianças com idade entre cinco e onze anos contra a covid-19

Governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, abriram às 9h, a campanha pediátrica de imunização contra a covid-19, no Parque Cidade da Criança, na zona Sul da capital

A pequena Ângella Conceição Alvarenga, de 6 anos, foi a primeira criança a ser imunizado contra covid-19, no estado do Amazonas, nesta segunda-feira (17/01). Ela foi vacinada no posto instalado no Parque Cidade da Criança, na zona Sul da capital, um dos quatro pontos onde a prefeitura de Manaus fará o atendimento do público infantil. O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com comorbidades ou com deficiências permanentes (PcDs).

Juntos, o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, realizaram, a abertura oficial da campanha que, além da capital, será realizada em todos os municípios do interior do Estado. Os mais de 34 mil fracos de imunizantes recebidos pelo governo do Amazonas, do Ministério da Saúde (MS), serão distribuídos pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto aos municípios do interior do Estado.

“Aqui a gente aproveita para fazer um apelo para que todos tomem a vacina, para que todos se dirijam a um posto onde essas doses estão sendo aplicadas. Sessenta por cento das pessoas que estão internadas não tomaram sequer uma dose da vacina. Mais uma vez essa é a prova de que a vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19”, ressaltou o governador.

Wilson Lima destacou que tem uma filha de um ano e cinco meses e o quanto é importante cuidar da saúde das crianças. “Você não imagina a felicidade que é vacinar esse grupo de 5 a 11 anos e logo mais a gente vai poder vacinar a maior quantidade de pessoas”, completou.

A vacina está sendo oferecida em quatro locais estratégicos, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou ambientes exclusivos, lúdicos e adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS). Além do Parque Cidade da Criança, zona Sul, os pais e responsáveis podem levar seus filhos para vacinar no Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16h.

A população de 5 a 11 anos residente em Manaus, conforme projeção do MS, é de 260.721 crianças e a meta da prefeitura é imunizar 90% desse público. O atendimento será escalonado e, depois dos menores com comorbidades e deficiências permanentes, serão vacinados os demais grupos prioritários, de acordo com a disponibilidade de vacinas.

Ordem de vacinação

Após as crianças com comorbidades e PcDs serão imunizadas as indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que as equipes de coordenadores e vacinadores está treinada para o manejo da vacina. “A Anvisa fez uma série de recomendações de segurança, que vão desde o armazenamento até o ambiente e a aplicação das doses, e todas essas foram repassadas às nossas equipes durante o treinamento realizado ao longo da semana passada”.

De acordo com Shádia, as salas de vacina serão exclusivas para a Pfizer pediátrica e em nenhum dos quatro pontos de vacinação haverá aplicação de outros tipos de imunizante. Os pais serão solicitados a verificar o frasco (na cor laranja) e a seringa a serem utilizados e também serão orientados quanto aos principais sintomas esperados, como dor ou vermelhidão no local da injeção, além de febre, dor de cabeça ou fadiga, comuns às demais vacinas.

As crianças também deverão permanecer no local de vacinação por 20 minutos após a aplicação da vacina, para observação. “O público é delicado e precisamos ter o máximo cuidado em todas as etapas da vacinação”, reforça a secretária, salientando que a vacina é segura e que os pais devem vacinar seus filhos para que estejam mais protegidos do novo coronavírus.

Orientações

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, responsável pela coordenação da campanha de vacinação no município, orienta que as crianças devem estar saudáveis para receber a vacina e que não podem ter recebido outras vacinas do calendário infantil nos últimos 15 dias.

As crianças devem ir ao ponto de vacinação acompanhadas de um dos pais ou de outro responsável maior de idade e estes devem apresentar documento de identificação.

Para as crianças, os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. Além desses, para as crianças com comorbidades, é necessária a apresentação de laudo médico que comprove essa condição. As que têm deficiências (PcDs) não precisam apresentar laudo.

Pular para o conteúdo