SAÚDE

Governo do Amazonas realiza entrega de mais de 700 equipamentos para pacientes da Policlínica Codajás

Durante a solenidade também foi inaugurado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da unidade. A entrega destes equipamentos é uma das iniciativas do Programa Saúde Amazonas, da SES-AM

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (21/12), a entrega de mais 700 equipamentos ortopédicos, visuais e para triagem neonatal, e inaugurou o novo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Codajás, na zona sul de Manaus.

Para pacientes acompanhados pelo Centro de Reabilitação Tipo III (CER III), localizado nas dependências da policlínica, foram entregues 600 equipamentos do módulo ortopédico e visual, fruto da parceria do Estado com o governo federal por meio do Ministério da Saúde, para pessoas com deficiência. A entrega destes equipamentos é uma das iniciativas do Programa Saúde Amazonas, da SES-AM.

Os outros 100 equipamentos são do ambulatório neonatal e equipamentos para realização dos atendimentos à população na policlínica, como computador, mesa, ar-condicionado, entre outros itens.

O secretário de Estado de Saúde, Dr. Anoar Samad, agradeceu ao governador Wilson Lima pelos investimentos realizados na saúde e ressaltou que os equipamentos irão mudar a vida de muitos amazonenses.

“Esta é a maior entrega feita aqui pela Policlínica Codajás. Essas órteses, todos esses equipamentos mudam a vida das pessoas. Essa é a nossa função. Nós estamos lutando, com apoio integral do governador Wilson Lima, para buscar melhorar a vida da população. Estão todos de parabéns, uma entrega perfeita, uma emoção muito grande vocês presenciaram aqui. As pessoas que precisam desses equipamentos, como você muda a vida delas e o futuro dessas pessoas”, destacou o secretário.

Entre os equipamentos entregues constam 60 cadeiras de rodas adulto padrão; sete cadeiras de rodas juvenil; 15 cadeiras de rodas para banho tipo obeso (acima de 90kg); 10 cadeiras de rodas para banho com assento sanitário adulto; três carrinhos especiais para criança com deficiência; duas cadeiras de rodas motorizadas; 50 bengalas canadenses; 200 muletas axilar; 20 muletas simples em T; 130 bengalas articuladas para pessoas com deficiência visual; 20 órteses suropodálicas; 50 andadores adulto e infantil; 20 óculos; 10 colares cervical minerva.

O paciente da policlínica, Manuel Ferreira, 47, que tem insuficiência renal crônica, cardíaca e pulmonar, conta que a cadeira de rodas que recebeu vai permitir o deslocamento para sessões de hemodiálise com mais conforto e qualidade.

“Eu preciso de uma cadeira de rodas, porque eu faço hemodiálise três vezes por semana para me locomover, porque não consigo andar e para sair de dentro de casa preciso da cadeira de rodas. Agora é muito bom, graças a Deus. Eu tive dois infartos e estou aqui para contar história”, contou o autônomo.

Além disso, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da policlínica, ambulatório especializado que realiza o acompanhamento de pacientes após a realização do teste do pezinho, também recebeu equipamentos para ampliação da assistência. Entre eles estão: balanças digitais adultas, pediátricas, antropômetros horizontais, verticais, infravermelho digital, estetoscópio pediátrico, infantômetros, mesa com cadeiras infantis, computadores, impressoras, estadiômetros, entre outros, contribuirão na agilidade dos serviços e no atendimento neonatal.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, disse ser um marco a entrega de todos esses equipamentos. “Estamos fazendo a entrega do maior número de equipamentos, tanto para paciente quanto para servidores. São mais de 600 equipamentos para esses pacientes que estão sendo assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação e também estamos fazendo a entrega de materiais de expediente para todos os servidores, para mais comodidade no atendimento desses pacientes”, disse o diretor.

Dezembro Vermelho

Também integrando o Programa Saúde Amazonas, foi inaugurado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Policlínica Codajás, para ofertar os serviços de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, consulta com enfermeiro e aconselhamento. A meta inicial da unidade é realizar 500 testes mensais. A SES-AM capacitou os profissionais que irão atuar nas instalações dos novos CTAs.

A rede estadual de saúde ganhará mais dois novos CTAs nas policlínicas José Lins e João dos Santos Braga. A programação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids.

Sobre o CER II

É uma rede de atendimento ambulatorial especializado em reabilitação, realizando o diagnóstico e o tratamento qualificado de pessoas com deficiência, sendo organizado a partir da combinação de três modalidades de reabilitação: auditiva, física e visual, privilegiando aspectos relacionados à inclusão social, o desempenho das atividades e a participação do indivíduo na família, comunidade e sociedade.

Foto: Arthur Castro/Secom

Pular para o conteúdo