COVID-19DESTAQUESAÚDE

Governo do Amazonas fortalece cobertura vacinal no interior do Estado

Vacinação e inserção de dados vacinais em sistema de informação fazem parte das ações. A ação tem foco em locais em que o índice de vacinação encontra-se abaixo de 40%, com a intenção de incentivar a imunização da população

Promovendo o programa de vacinação contra a covid-19 no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza, hoje e amanhã (21 e 22/12), uma visita de intensificação da cobertura vacinal e de inserção de dados vacinais nos sistemas de informações de saúde, em municípios do interior. No total, 20 cidades fazem parte da campanha, que se iniciou no começo de dezembro e segue até 31/12.

A ação tem foco em locais em que o índice de vacinação encontra-se abaixo de 40%, com a intenção de incentivar a imunização da população, além de ampliar a inserção de dados vacinais em cidades com número abaixo de 4 mil fichas digitadas no sistema de informação.

A iniciativa é coordenada pela FVS-RCP, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e das secretarias municipais de saúde. Ao todo, 120 servidores foram disponibilizados para a ação.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirma que essa é uma das principais estratégias para o enfrentamento do novo coronavírus no Amazonas.

“Estamos intensificando a vacinação no Estado, principalmente no interior. Nossa cobertura vacinal completa no interior é de cerca 69% e na capital, em torno de 79%. Queremos ampliar ainda mais, por isso estamos facilitando o acesso à vacinação, com os mutirões, e na capital, a Carreta Vacina Amazonas”, ressalta Tatyana.

Segundo o enfermeiro da FVS-RCP, Lindinaldo Santos, os municípios selecionados para a campanha foram os que apresentaram uma necessidade de intensificação na imunização. “Esse tipo de ação tem sido um sucesso, o avanço tem acontecido, e quando o sistema de informação for restabelecido, esses números poderão subir, para qualificar ainda mais a cobertura vacinal no Estado”, destaca Lindinaldo, acrescentando que a ação inclui contratação de equipe própria para os dias de funcionamento.

Municípios

Os municípios contemplados com a campanha foram: Barcelos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Guajará, Itacoatiara, Jutaí, Manacapuru, Maraã, Maués, Novo Airão, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença Tabatinga e Tapauá.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Pular para o conteúdo