SAÚDE

SES-AM realiza oficina para regionalização da rede de atenção à saúde no Amazonas

Atividade faz parte do Planejamento Regional Integrado 2021-2023 no âmbito das macrorregiões de saúde. A oficina foi antecedida por um Encontro com Interlocutores, para a articulação e pactuação do cronograma para 2022 do PRI

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou, nesta quarta-feira (15/12), a oficina “Projeto de Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde”. A ação do programa Saúde Amazonas, que segue até amanhã (16/12), visa fortalecer a regionalização da saúde de forma participativa, considerando o contexto amazônico, as realidades e as especificidades do Estado.

A oficina de Planejamento Regional Integrado (PRI/AM) 2021-2023 faz parte dos projetos oferecidos pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em São Paulo, e terá a participação das Secretarias Municipais de Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e representante da Superintendência Estadual do MS.

O secretário executivo adjunto de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior da SES-AM, Aurimar Tavares, ressaltou a importância da oficina para o processo de construção do fortalecimento das ações de saúde. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, está de parabéns por essa oficina, que vai ser fundamental para regionalização da saúde e para atender à necessidade dos nossos municípios do interior”, disse o secretário.

As ações realizadas na oficina fazem parte do Programa Saúde Amazonas, por meio do projeto Saúde nas Calhas, com foco na organização da assistência nas regiões de saúde e na descentralização dos serviços para o interior do Amazonas, como explicou a chefe do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) da SES-AM, Radija Lopes.

“Esse fortalecimento municipal estratégico vem para ampliar o acesso da população a serviços de média e alta complexidade. A ideia é envolver os municípios, as secretarias municipais para trabalhar a construção de planos de saúde regional e macrorregiões e definir responsabilidades. É um processo de construção solidária com gestores do estado, dos municípios e do governo federal”, afirmou Radija.

Durante os dois dias de oficina, que ocorre no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), serão apresentadas como pautas a apresentação o projeto de regionalização e pactuação da conformação dos grupos do sistema de governança do PRI, a customização para um plano operativo do grupo, incluindo cronograma de execução, participantes, facilitadores, relatores, local e materiais necessários.

A oficina foi antecedida por um Encontro com Interlocutores, para a articulação e pactuação do cronograma para 2022 do PRI, além da reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB-AM), realizada na terça-feira (13/12).

Foto: Becky Brenlla/SES-AM

Pular para o conteúdo