SUSTENTABILIDADE

Parceria entre Idam e o Instituto Excelsa beneficia agricultores de Manicoré com 15 mil mudas de castanheira-do-Brasil

Mais de 130 agricultores receberam as mudas, com o objetivo de instalar sistemas agroflorestais em suas comunidades. Mais de 15 mil mudas de castanheira para agricultores do município de Manicoré

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, dos dias 09 a 12 de dezembro, a entrega de 15 mil mudas de castanheira para agricultores do município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus). As mudas foram adquiridas por meio de uma parceria entre o órgão e o Instituto Excelsa e foram entregues a mais de 130 famílias de diversas comunidades.

“O Instituto Excelsa está realizando esta doação de mudas de castanheira-do-Brasil para produtores familiares assistidos pelo Idam. A orientação é de que o plantio das mudas seja feito na forma de sistemas agroflorestais em consórcio com outras culturas de grande interesse econômico, como o açaí, o cupuaçu e o cacau”, explicou o engenheiro florestal do Idam Lucas Lenci.

Segundo ele, as mudas beneficiaram ao todo 136 agricultores familiares das comunidades Água Azul, Aldeia Camaiuá, Barreira do Matupiri, Boa Esperança, Estirão, Matupiri Grande e Matupirizinho, bem como uma série de localidades próximas à sede do município.

Lucas também afirmou que ao longo dos próximos dias ele conduzirá visitas técnicas aos agricultores para repassar recomendações técnicas quanto ao plantio das mudas. Mais mudas já estão agendadas para serem entregues neste domingo (18/12).

O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável dessas comunidades por meio de sistemas agroflorestais, integrando o plantio de castanheiras ao lado de outras culturas rentáveis, possibilitando a conservação ambiental em conjunto com o aumento da geração de renda.

Fotos: Divulgação/Idam

Pular para o conteúdo