Antonio Siemsen MunhozCOLUNAS

PIX uma Revolução ou uma Cilada montada pelos chineses?

Por Antônio Siemsen Munhoz

O PIX, serviço instantâneo de transferências eletrônica criado pelo Banco Central (BACEN), é um sucesso.

Como tudo começou?

Foi no nascer do dia 16 de Novembro de 2020 que ele surgiu. Silenciosamente entrou neste mundo de Deus dará (mas certamente cobrará de volta, as falhas daqueles que não souberem usar uma tecnologia que parece se simplista, mas que assusta a muitos, incluindo aquele que vos escreve. Não sabemos se fazia chuva ou se fazia sol. Mas independentemente de qualquer coisa parece, como primeira impressão ter sido uma boa tacada dada pelas instituições financeiras, para as Fintechs) e para os bancos. Outros logo pensaram, em arroubos de teoria da conspiração, que os chineses continuavam a inventar tecnologias para dominar o mundo, com olhos pequenos a enxergá-lo em toda sua vastidão. Deste então, estes  homens de olhos pequenos deixaram disponível uma nova tecnologia que ficou à disposição do usuário para enviar e receber dinheiro, 24 horas por dia, sete dias por semana. Os números de qualquer pesquisa comprovaram o esperado sucesso do BC.  

Uma escalada que foi fácil enquanto conseguiu encantar

Quem chama ao lucro fácil, tem audiência fácil. Mas nem em tudo as coisas são tal como em Pasárgada, onde todos são amigos do rei e aos amigos do rei todas as benesses do reino. No decorrer de sua caminhada pelas alamedas virtuais, enfeitadas com guirlandas de led a enfeitar o Natal próximo e todas as demais festas. Em Pasárgada ocorrem festas a qualquer toma lá e dá cá. É um universo paralelo de encantos mil. Desta forma, alguma coisa teria que mudar e  começaram a surgir toda uma série de problemas, a maioria deles responsabilidade direta pela tomada de atitudes politicamente incorretas, como tanto gostam aqueles que andam ao arrepio da lei, escondidos pelas escurar vielas nos subterrâneos da grande rede. Os problemas que surgiram confirmaram que havia algo de podre no reino da Dinamarca, que nem tudo são flores, todo o verso de qualquer medalha tem seu reverso que pode ter atuação contrária.

Números que impressionam

Veja o quão são impressionantes são os números presentes nos relatos de pesquisas publicadas nos mais diversos hebdomadários. Eles deixam muitos sem acreditar que tanto dinheiro possa existir. Estes números são apresentados e consumidos em quaisquer meios de comunicação. Até fevereiro de 2021, haviam sido cadastradas mais de 181,8 milhões de chaves PIX, que haviam realizado um total de 275,3 milhões de transações, ou R$ 197,7 bilhões de reais. É dinheiro para ninguém botar defeito e para todos desejarem (em seu todo ou pelo menos alguma parcela) tê-lo em seu bolso. Foi aí que começou a azedar o pé do frango, ditado comum e de uso intensivo em Pasárgada. Era usado para identificar para dizer que as coisas não vão tão bem quanto se esperava. Diz-se popularmente que, quando a galinha da vizinha fica gordinha, crescem também os olhos dos vizinhos invejosos. Assim o PIX se tornou parte integrante da inveja alheia e um novo caminho pelos criminosos que passaram dos planos para ação, muitas vezes agressivas, que chegaram a resultar em mortes, antecipadas por dolorosas torturas, preferencialmente tomadas contra pessoas mais velhas e outros grupos de pessoas indefesas. As “armadilhas virtuais e físicas com utilização do PIX” começaram a multiplicar.

O presente não parece tão alentador quanto parecia

O uso exacerbado do cachimbo, torna a boca torta e as atitudes politicamente incorretas tomadas, criaram legiões de conspiradores (já nem todos com os olhinhos puxados). Ensinar o mal é muito mais fácil que praticar o bem, que exige prática para além da gramática. O crescente uso do PIX trouxe mais vantagens para os criminosos, com caminhos que facilitam sua operação oculto nas sombras da grande rede. Defesas começam a chegar dos mais ocultos lugares. Recentemente, foi imposto o  limite de R$ 1.000,00 para transações no horário noturno, prazo para evitar o aumento de limite de transações e cadastro de contas que poderão receber o seu PIX.  de maior valor. Outro , um dos golpes do momento é a apropriação do WhatsApp, o famoso Rackear WhatsApp, alguns espertalhões conseguem ludibriar algumas vítimas com promessas de promoções fantasiosas, muitas vezes não dá para perceber, mas as vezes está bem na cara que é fraude! Fraudadores conseguem o código que permite assumir a Identidade da pessoa Rackeada e passa a pedir quantias via PIX ou pedir para que realize pagamentos em seu Nome. Muitas vezes a conversa do larapio é tão boa que até os mais espertos e bem-informados caem no golpe. Sendo que nesse momento é praticamente impossível reaver a quantia de quem caiu no golpe, mesmo fazendo o boletim de ocorrência, nesse momento não existe ferramenta antifraude, já que o envia e todos validada via senha, digital e etc. As vítimas ficam à mercê e não podem recuperar seu dinheiro de volta.

A multiplicação dos golpes ocorreu com o uso de seis diferentes ferramentas: 1) A clonagem do whatsApp; 2) O uso de perfil falsos no WhatsApp; 3) Engenharia social aprimorada; 4) Central de relacionamento bancária falsa; 5) O Bug do pix e; 6) o QR Code adulterado. Eles despertaram os técnicos dos órgãos de proteção que prometem diversas formas de reação. A mais atual é o bloqueio de transferência de valores diminuídos em horários fora dos horários comerciais.

Abertura de novas portas

O anonimato sempre foi uma atração nas operações financeiras desenvolvidas com o uso do PIX. É possível observar o crescimento de iniciativas de abertura, por mais insegurança e medo. No entorno do dia hoje 20/10/2021 há poucos dias de seu primeiro aniversário, duas novas medidas revelam a combinação do binário perda de segurança x ousadia de novas aplicações, novembro traz o lançamento de  uma ferramenta capaz de reaver as quantias das pessoas que sofreram o golpe do pix. Todo o cuidado é necessário e é importante afirmar que o fato dele trabalha perigosamente no limite entre a segurança e a abertura, revela o quanto ainda representa um aplicativo instável. Cuidados diversificados com e-mail com rastreadores que tornam dificultada a ação dos larápios com a segurança em duas partes, ganha seu lugar como guardião mais eficiente.  A partir de 29/10/2021 entra em ação a possibilidade de efetuar pagamentos para aplicativos de outras empresas. É preciso estar ligado. Fique esperto, sempre procure mais informações sobre quem está falando com você e preste muita atenção nos mínimos detalhes antes de Enviar um PIX solicitado de um Amigo, irmão, Pai ou Mãe, ateste que realmente são eles. Fique ligado para não cair no golpe!

Pular para o conteúdo