CIDADANIA

Sistema prisional recebe visita de representantes da Semsa, SES e Cosems-AM

Além dessas unidades, os representantes também foram na Enfermaria Psiquiátrica, localizada no CDPM I, onde puderam acompanhar de perto os atendimentos e serviços psicossociais que são ofertados no local

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu a visita de representantes das secretarias municipal e estadual de saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) no sistema prisional do Estado. O objetivo foi averiguar os setores de saúde presentes nas unidades prisionais e esclarecer dúvidas referentes aos serviços psicossociais ofertados dentro do sistema penitenciário da capital.

Os representantes foram acompanhados pela chefe do Departamento de Saúde do Sistema Prisional da Seap, Carolina da Motta, e pelos diretores das unidades. Eles visitaram três estabelecimentos prisionais no ramal do Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista): os Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPMs 1 e 2), onde eles conheceram também a Unidade Básica de Saúde (UBS), situada no CDPM 2; e o Centro de Recebimento e Triagem (CRT) presente nas dependências do CDPM 1.

Além dessas unidades, os representantes também foram na Enfermaria Psiquiátrica, localizada no CDPM I, onde puderam acompanhar de perto os atendimentos e serviços psicossociais que são ofertados no local.

Carolina da Motta pontuou o retorno positivo que o quadro de saúde da Seap recebeu dos visitantes referente à estrutura física e equipe multidisciplinar formada para atender as demandas dos reeducandos. Ela ainda observou que a visita às unidades colabora para a ampliação de parcerias e atendimentos.

“A visita de hoje possibilitou que o Departamento de Saúde da Seap pudesse apresentar a estrutura física, os serviços de saúde ofertados e as equipes multidisciplinares das UBS nas unidades prisionais da capital. Através do Grupo Condutor, podemos fortalecer parcerias com as secretarias de saúde do Estado e do município, potencializando assim a assistência de saúde em nossas unidades prisionais”, pontuou.

Representantes

O grupo que realizou a visita estava formado por Ismael Ítalo Oliveira Reis, gerente da Rede de Atenção Psicossocial do Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM); Ana Karla Pimenta Noronha de Almeida, gerente de Humanização da SES; Carmen Marques, coordenadora de Saúde do Sistema Prisional da SES; Nadia Cristina Coelho Sobral Costa, gerente de Políticas de Promoção da Equidade de Saúde; Ariane Guerreiro de Souza, do Cosems-AM; Cirse Margareth Corrêa de Souza, técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus); e Efthimia Simões Haidos, gerente da Rede de Atenção Psicossocial.

Grupo Condutor

Criado por meio da Portaria Interministerial n° 1, de 2 de janeiro de 2014, do Ministério da Saúde, o grupo condutor de monitoramento da saúde prisional é formado pelo Departamento de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas e pelas secretarias municipal e estadual de Saúde. Ele contribuiu neste ano para facilitar o acesso dos mesmos a sistemas e programas ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Foto: Divulgação/Seap

Pular para o conteúdo