DESTAQUEECONOMIA

Empreendedores e investidores em bioeconomia promovem Fórum PPBio durante Feira Polo Digital Manaus

Evento, realizado por Idesam, Programa Prioritário de Bioeconomia e Codese, acontece no segundo dia da programação da Feira e, que começa na quinta-feira (9/12) e tem entrada gratuita

Na próxima sexta-feira (10/12), a partir das 14h, Manaus será palco do 2º Fórum PPBio ( Programa Prioritário de Bioeconomia) realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese). Com o tema Inovação e Investimentos para a Amazônia, o evento reunirá diversos atores da bioeconomia na Amazônia com o objetivo de criar conexões e fomentar novos financiamentos para projetos focados no tema.

O Fórum integra a programação da 3a Feira Polo Digital Manaus, que acontece entre os dias 9 e 11 de dezembro, no centro de convenções Vasco Vasques e também será transmitido virtualmente pelo canal de Youtube do Idesam, no link youtube.com/idesanico.

Para Carlos Koury, diretor técnico do Idesam e coordenador do PPBio, o evento é uma oportunidade de conectar pessoas com ideias inovadoras para a bioeconomia da região, com possíveis financiadores de projetos do Polo Industrial de Manaus.

“As recentes mudanças dos marcos regulatórios dos investimentos de PD&I das empresas do Polo Industrial de Manaus, expandiu o leque de investimentos para que negócios e impacto social e ambiental e startups de bioeconomia entrem no radar das empresas do PIM. É uma oportunidade para dinamizar o ecossistema de bionegócios da Amazônia entregando soluções para os entraves nas cadeias produtivas locais, colocando tecnologia de ponta na produção no interior, interiorizando a economia e gerando valor agregado para melhora da economia de base biotecnológica na região. É o conhecimento da floresta que será a base para a nova economia da região. ”, explica o dirigente.

Atualmente, o programa já tem em seu portfólio nove projetos apoiados, com mais de dez novos projetos em fase de negociação. “À medida que as empresas vão conhecendo o Programa e a conexão que ele oferece com empreendedores da bioeconomia, mais investimentos estão surgindo e apoiando novos negócios, melhorando as cadeias produtivas que também possuem comunidades tradicionais da Amazônia que tiram da floresta sua fonte de renda”, projeta.

A primeira parte do Fórum é formada por duas mesas-redondas com a participação de organizações como Suframa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), EZScience Biotecnologia. Os paineis serão mediados pelo jornalista Alfredo Lopes, com abertura pelo Ministério da Economia, e o destaque internacional está na participação de Ricardo Lomaski, Diretor da Innovation Hub Israel-Brazil, aceleradora de Israel voltada à startups de agricultura e florestas lotada no Instituto de Tecnologia Israelense Technion.

No fim da tarde, será realizada uma rodada de apresentações de cases com incubadoras e aceleradoras da região, que levarão sua experiência com projetos de bioeconomia. A programação do evento está disponível em idesam.org/forum-ppbio.

Para participar, os interessados devem se inscrever no link disponível no site. As medidas de segurança relacionadas à Covid-19 estão alinhadas com a Feira do Polo Digital: é necessário apresentar a carteira de vacinação com a imunização completa, além do uso de máscara, obrigatório durante a circulação nas dependências do centro de convenções.

Programa Prioritário

Criados pelo Ministério da Economia, por meio do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda), os programas prioritários são um conjunto de projetos voltados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de grande relevância para o desenvolvimento regional. O Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) é dedicado a apoiar soluções para o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia.

O Idesam, organização sem fins lucrativos fundada em Manaus em 2004, é o coordenador do PPBio, sendo responsável por articular com empresas do Polo Industrial de Manaus que destinem parte de suas obrigações de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a promoção de novos produtos, produtos e serviços na bioeconomia da Amazônia através de transferência de tecnologia, startups e negócios de impacto social e ambiental.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo