MOMENTO SAÚDE

Novembro Azul – Vença o preconceito e cuide da sua saúde

Preconceito e falta de informação fazem do câncer de próstata o segundo mais comum entre homens no Brasil.

O mês de Novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à conscientização e prevenção do câncer de próstata. No Brasil, um entre cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença e o exame preventivo é fundamental para a cura do paciente, mas o preconceito continua sendo o principal obstáculo para a prevenção do câncer de próstata. No Momento Saúde de hoje a Dra. Danielle Paiva vai falar sobre prevenção e fatores de risco, as estratégias para detecção precoce, como é feito o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata.

Fatores de risco

O excesso de peso corporal está associado ao maior risco de câncer de próstata avançado. Alguns mecanismos biológicos têm sido propostos para explicar essa associação, como o metabolismo esteroide sexual desregulado, a hiperinsulinemia e níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias. No entanto, as evidências que ligam essas vias especificamente ao câncer de próstata são limitadas. 

Fatores genéticos como alteração nos genes BRCA 1 e 2 e ATM estão associados ao aparecimento da doença em fases mais precoces da vida e com casos de pior evolução prognóstica.

Diagnóstico

A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer (WHO, 2017). Nessa estratégia, destaca-se a importância de ter a população e os profissionais aptos para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer, bem como o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata deve ser valorizado e se baseia na rápida e oportuna investigação dos seguintes sinais e sintomas mais comuns (NICE, 2015):

•    Alteração na frequência e padrões urinários
•    Hematúria visível (presença de sangue na urina)
•    Disfunção erétil

O exame de toque retal combinado com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) no sangue podem sugerir a existência da doença. Nesses casos, é indicada a ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). O resultado da ultrassonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de biópsia prostática transretal. O diagnóstico de certeza do câncer é feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido pela biópsia da próstata. O relatório anatomopatológico deve fornecer a graduação histológica do sistema de Gleason, cujo objetivo é informar sobre a provável taxa de crescimento do tumor e sua tendência à disseminação, além de ajudar na determinação do melhor tratamento para o paciente.

Tratamento

O tratamento depende do estágio da doença, da idade e do estado geral de saúde do paciente (Performance Status). Ou seja, cada caso deve ser analisado de forma individual. De uma maneira geral, a cirurgia, a radioterapia e a terapia hormonal costumam ser as opções mais comuns, isoladamente ou em combinação. 

Pular para o conteúdo