CULTURA

Manaus recebe evento artístico que discute mudanças climáticas

Programação ocorrerá em formato híbrido, online e semipresencial a partir desta terça-feira (23/11) até sábado (27/11). A ideia é criar pontes entre ações já existentes no território amazônico

Manaus vai receber a partir desta terça-feira (23/11), o Climate Story Lab Amazônia. O evento vai debater as mudanças climáticas globais a partir de narrativas artísticas, focado no protagonismo e nas vozes indígenas da Região Amazônica. A programação vai acontecer no Casarão da Inovação Cassina, no Centro da capital, em formato híbrido, online e semipresencial até sábado (27/11).

O encontro reunirá representantes de sete projetos artísticos que abordam as mudanças climáticas e defesa do território dos povos originários, comunidades ribeirinhas e quilombolas, como: “Uyra – A Retomada da Floresta” (Brasil), “Rádio Savia” (Colômbia e México), “Quentura” (Brasil), “Teles Pires: o rio mais impactado por hidrelétricas na Amazônia” (Brasil), “Série jornalística – Sabedores e memórias da Amazônia em risco de crise climática e pandêmica” (Colômbia e Equador), “Imagine2030” (Brasil) e Autodemarcação e Fiscalização da TI Sawré Muybu (Brasil).

A ideia é criar pontes entre ações já existentes no território amazônico, como força política e de resistência cultural para descolonizar olhares e práticas.

“A urgência do debate das mudanças climáticas traz consigo a urgência da comunicação com a sociedade como um todo. Dado os contextos políticos da América Latina e a crise de representatividade nos espaços de poder, queremos impulsionar projetos com potencial de impacto social a fim de gerar compromisso com ações que contribuam para mudanças nas nossas práticas de vida e consumo”, defendeu o realizador e pesquisador paraense, Rodrigo Antôniohttps://4e91dc3697a4be6aaae9c045586e2c5b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Projetos selecionados

Os sete projetos selecionados vão receber consultorias de diferentes agentes do mercado audiovisual e de comunicação e seus representantes participarão de encontros com especialistas culturais atuantes no campo da construção de campanhas e distribuição de impacto social.

O objetivo é promover formação e potencializar os projetos, que abrangem curta e longa-metragem, um podcast e um projeto de microssérie documental para internet, em distintos campos artísticos e comunicacionais.

“A comunicação sobre as mudanças climáticas é fundamental, necessitamos que as melhores histórias cheguem a audiências mais relevantes. Partindo desta convicção, o Climate Story Lab Amazônia vai catalisar os projetos audiovisuais emergentes e urgentes que estão saindo da região, conectando com quem está na vanguarda sobre o debate da crise climática”, afirma a produtora de impacto colombiana, Vanessa Cuervo, uma das coordenadoras do evento.

Programação

A programação terá mesas redondas, oficinas, mapeamento de líderes políticos, e vai reunir artistas, pesquisadores, representantes de instituições ambientais e de sustentabilidade, organizações não governamentais para debater o tema.

Integram a programação lideranças políticas, ativistas, mobilizadores sociais e representantes de distintos campos artísticos e de defesa da Amazônia.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo