SAÚDE

FVS-RCP oferta Curso de Formação de Brigadistas contra o Aedes aegypti em EaD

Capacitação tem carga horária de oito horas e conta com certificado

Em uma estratégia para reduzir os casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti (as chamadas ‘arboviroses’, dengue, zika vírus e chikungunya), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) disponibiliza um curso on-line de Formação de Brigadistas Contra o Aedes aegypti. A capacitação tem foco nas instituições públicas e privadas dos municípios. Para os interessados, a inscrição pode ser feita em: http://cead.fvs.am.gov.br:84.

O intuito do treinamento é capacitar agentes para atuar nos programas de brigadas de instituições de saúde e educação, realizando as ações de combate ao mosquito dentro desses ambientes. O curso tem carga horária de oito horas, com certificado, e após a finalização, o aluno poderá atuar como brigadista.

O curso foi desenvolvido pelo Grupo Técnico de Integração (GTI/FVS-RCP), em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES/FVS-RCP) e a subgerência de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (SUBGDRH/FVS-RCP).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o curso é essencial para o momento em que o estado registra mais chuvas. “Estamos entrando no período sazonal das arboviroses, por isso é necessário fortalecer as ações de combate ao mosquito”, destaca Tatyana. 

De acordo com a idealizadora do curso e coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs/FVS-RCP), Josielen Amorim, o curso foi planejado para atingir o público do interior do Amazonas.

“O curso sempre foi presencial e é uma das principais estratégias do Programa de Brigadas de Combate ao Aedes aegypti, porém com a pandemia ficou difícil e tivemos que adaptar para o modo virtual”, conta Josielen.

Segundo a gerente do NES/FVS-RCP, Amanda Andion, o conteúdo da capacitação apresenta os principais pontos do Programa de Brigadas. “É um material educativo que contém todas as orientações para executar o programa e seus critérios”, esclarece.

O subgerente da SUBGDRH/FVS-RCP, David Oliveira, reforça que, além dos profissionais da saúde, alunos do Ensino Médio também estão aptos a realizar o curso. “O treinamento está disponível para alunos da rede pública e particular participantes do Programa de Brigadas e podem atuar como brigadistas em seu ambiente escolar”, salienta David.

Cenário epidemiológico

Entre janeiro e outubro de 2021, o Amazonas registrou 13.581 casos de dengue, 187 de zika e 104 de chikungunya. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 8.865 casos de dengue, 41 casos de zika vírus e 106 de chikungunya.

Municípios

As localidades que mais registraram casos de dengue neste ano foram: Manaus (5.564), Tefé (1.152), Envira (675), Iranduba (643) e Manicoré (551).

Tratando-se de zika vírus, os municípios com mais notificações foram: Manaus (124), Tefé (25), Beruri (5), Novo Airão (4) e Presidente Figueiredo (3).

Os maiores números de casos de chikungunya foram registrados em: Manaus (162), Tefé (47), Novo Airão (24), Parintins (22) e Beruri 910).

Ações

Além do Programa de Brigadas, a FVS-RCP também realiza outras ações de combate ao Aedes aegypti, como viagens aos municípios do interior para realização de borrifação com inseticidas e capacitações para técnicos para atuação nas ações municipais.


No próximo mês, a equipe da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV/FVS-RCP) realiza uma visita a Tonantins (a 865 quilômetros a oeste de Manaus) para capacitar profissionais do município no controle vetorial do mosquito.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. Por meio da subgerência de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, a FVS-RCP atua com a capacitação de profissionais que atuam na Vigilância em Saúde do estado.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP

Pular para o conteúdo