DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Cerca de 700 mil filhotes de tartaruga são devolvidos a natureza em Itamarati

Realizado pela prefeitura da cidade desde 2007, o projeto tem apoio da população, especialmente dos estudantes, que participam da soltura dos animais no rio Juruá

Cerca de 700 mil tartarugas foram soltas no Rio Juruá, em Itamarati, município do Rio Juruá, distante 980 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas. A ação, já tradicional no município amazonense, faz parte do Projeto Quelônios da Amazônia e ajuda a garantir a sobrevivência da espécie.

Convocados pela prefeitura de Itamaraty, que realiza o projeto desde 2007, no último domingo (14/11), os moradores da cidade, entre eles estudantes da rede pública, ajudaram a tirar os animais das piscinas plásticas usadas como berçário e as soltaram nas águas do Rio Juruá, afluente do Amazonas.

O prefeito João Campelo falou da tradição de preservação na cidade, que já tornou o evento em a ação tradicional. “São 700 mil quelônios entre tartarugas da Amazônia, tracajás, entre outros que ganhar mais oportunidades de sobrevivência e reprodução, garantindo um ecossistema mais saudável em nossa região”, afirmou o chefe do executivo de Itamarati.

Chegando já maiores ao rio, os animais têm maior chance de sobreviver ao ataque dos predadores. A soltura é realizada pela prefeitura de Itamarati, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os estoques de quelônios são historicamente ameaçados por fatores como a destruição de habitats, processos predatórios e uso descontrolado. A legislação ambiental brasileira protege esses animais desde 1967, mas a fiscalização governamental nunca foi eficiente
Nos anos 1970, quando esses projetos comunitários foram iniciados, as populações de tartarugas apresentavam níveis alarmantes na região.

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo