DESTAQUESAÚDE

Especialistas reforçam que a consulta ao médico deve virar hábito entre homens

Câncer de próstata surge como uma doença silenciosa e indolor. Diagnóstico precoce aumenta chances de cura, alertam os especialistas que alertam os homens para que façam regularmente exames para confirmar a saúde da próstata

Esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Trabalhando em Boa Vista, capital do estado de Roraima, ele explica que ir ao especialista regularmente é o caminho para a detecção precoce, fundamental para a prevenção do câncer. Esse é o tipo de câncer mais incidente em homens.

Em Roraima, em 2019, foram registrados 19 casos de câncer de próstata. No ano passado, foram registrados 30 casos, e este ano, 26 novos pacientes iniciaram o tratamento da doença.

Na rede estadual, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que funciona no complexo do Hospital Geral de Roraima (HGR), é a Unidade referência para o tratamento do câncer e oferece cerca de 28 serviços exclusivamente a pessoas com a doença. Com atendimento de segunda a sexta-feira, a equipe está pronta para receber a população das 7h30 às 12h e das 14h às 18h.

Raul Pedro Villasana explica que ir ao especialista regularmente é o caminho para a detecção precoce, fundamental para a prevenção do câncer. Para o especialista, entre os homens, há uma falta de tradição em relação à busca por esse tipo de cuidado, seja o acompanhamento médico ou o exame de toque retal.

“O preconceito ainda afasta homens do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e esses exames devem ser feitos a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos, quando existe histórico deste câncer na família”, completou.

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, realiza junto aos municípios, ações de informação, educação e comunicação em saúde. De acordo com a gerente do Núcleo, Kezia Souza, o objetivo é divulgar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e buscar que os indicadores de saúde desse público sejam alcançados e superados a cada ano.

“Muitos agravos poderiam ser evitados, caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária, os homens devem buscar uma Unidade Básica logo no primeiro sinal de irregularidade na saúde. Nosso papel é elaborar e pactuar, no âmbito estadual, protocolos clínicos, apoiando os municípios na implementação de projetos que fortaleçam a saúde do homem”, destacou.

Prevenção

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos, por isso em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Para esse atendimento especializado, o paciente pode ser encaminhado para a CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota), que é a porta de entrada para o atendimento na rede estadual, após o encaminhamento por uma Unidade Básica de Saúde.

“Toda informação ligada à saúde é fundamental. Mantemos o trabalho junto aos municípios em prol da aproximação dos homens à assistência primária onde tudo se inicia. É importante trabalhar a saúde masculina de forma conjunta, mas reforçamos que depende de cada um realizar os exames de rotina”, completou o governador Antonio Denarium.

Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, uma rotina mais saudável é essencial para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste câncer.

“Ninguém no mundo está livre de ser abalado por uma doença. Queremos conscientizar ainda mais a população masculina da necessidade de cuidar da saúde. Muitos homens ainda têm receio de procurar um médico e essa ideia precisa mudar”, finalizou o secretário.

Foto: Ascom/Sesau

Pular para o conteúdo