INDÚSTRIAREGIÃO AMAZÔNICA

Webinário discute oportunidades para empresas espanholas na região amazônica

“Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para a região amazônica: oportunidades para empresas espanholas e networking institucional” foi o tema do evento promovido pela ICEX, que contou com a participação da Suframa

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhado de equipe técnica da Autarquia, participou do webinário “Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para a região amazônica: oportunidades para empresas espanholas e networking institucional”. Resultado de ações de prospecção de novos negócios e atração de investimentos realizadas pela Suframa junto à Embaixada da Espanha, o evento foi promovido pela ICEX Espanha Exportação e Investimento, entidade governamental que tem como missão promover a internacionalização e a competitividade de empresas espanholas, bem como incentivar a atração de investimentos estrangeiros para a Espanha.

A abertura do webinário realizada na última quarta-feira (27/10), contou com a presença do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, que deu as palavras de boas-vindas aos participantes e destacou que as empresas espanholas precisam voltar os olhos para a Amazônia. “A Espanha tem uma presença histórica importante na Amazônia, mas não tem uma presença empresarial relevante na área de atuação da Suframa. Esperamos que esse seminário ajude a mudar essa realidade, porque existem enormes oportunidades em vários setores para serem explorados”, afirmou Casas.

O superintendente Algacir Polsin também discursou durante a solenidade de abertura e destacou, entre outros assuntos, as vantagens de investir na Zona Franca de Manaus. “A reunião de hoje é importante para apontarmos aos empresários da Espanha as oportunidades de investimentos na região. Um dos destaques é o Polo Industrial de Manaus, mas também temos projetos para espraiar esse desenvolvimento para toda a Amazônia Ocidental e para as cidades de Macapá e Santana, no Amapá. São oportunidades principalmente em bioeconomia e em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, disse Polsin.

A abertura do evento contou, ainda, com a exibição de falas em vídeo do vice-presidente da República, general Hamilton Martins Mourão, e da secretária de Estado de Comercio e Presidenta da ICEX Espanha Exportação e Investimento, Xiana Margarida Mendez Bértolo.

Palestras
As oportunidades de negócios da Zona Franca de Manaus e as potencialidades advindas do aproveitamento econômico e sustentável da biodiversidade amazônica estiveram em grande destaque durante a programação do webinário, mediante a realização de  palestras com as temáticas “Desenvolvimento sustentável na área de juridisção da Suframa”, apresentada pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Manoel Amaral; “Facilidades fiscais e procedimentos para o estabelecimento de empresas na ZFM e Áreas de Livre Comércio sob o controle da Suframa”, ministrada pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza; e “Inovação, pesquisa e desenvolvimento: o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)”, apresentada pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro. 

O Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) também se fez presente no webinário ao discorrer sobre o tema “Amazônia Legal: um modelo para o desenvolvimento sustentável”, com palestra ministrada pelo chefe da Assessoria de Temas Institucionais da Vice-Presidência da República e Coordenador da Comissão Integradora do CNAL, Carlos Roberto Sucha.

Ao final das apresentações, houve uma sessão de perguntas e discussões conduzida pelo conselheiro chefe do Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha em Brasilia, José Jaime Bernárdez Gumiel. O webinário foi gravado e está disponível para acesso no portal da ICEX, dentro da seção “Aula Virtual”, no item “Seminários”.

Pular para o conteúdo