DESTAQUETECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Evento sobre materiais e nanotecnologia reúne representantes de países do Brics, em Manaus

Realizado em formato híbrido, 3º Encontro do Grupo de Trabalho de Ciência dos Materiais e Nanotecnologia do BRICS, está sendo transmitido pelos canais de comunicação do Ifam nas redes sociais

A abertura do 3º Encontro do Grupo de Trabalho de Ciência dos Materiais e Nanotecnologia do BRICS (3rd Meeting of the Brics Working Group on Materials Science and Nanotechnology), ocorreu na manhã desta terça-feira (26/10), com a participação online e presencial de representantes Brics, nome do grupo formado por profissionais e pesquisadores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O evento, que segue até a próxima quinta-feira (28/10), é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (PAREV).

Durante a abertura, o secretário nacional adjunto de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e chefe da delegação brasileira, José Gustavo Sampaio Gontijo, destacou a importância da realização do encontro para os investimentos feitos em nanotecnologias.

“Acreditamos que o conhecimento que podemos compartilhar entre os nossos países vai melhorar a velocidade na adoção de soluções no Brasil e no mundo. Claro que há desafios, muitos projetos a serem implementados nas linhas industriais, mas acredito que a nossa parceria pode fomentar”, disse.

De acordo com a diretora Administrativo-Financeiro da Fapeam, Kathya Augusta Thomé Lopes, o governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo, tem apoiado diversas ações de ciência e tecnologia na área da nanotecnologia. Segundo a gestora, foram mais de 35 projetos em diversos editais de fomento, entre desenvolvimento de pesquisas e realização de eventos com enfoque no desenvolvimento da nanotecnologia.

“Destacamos o projeto de consolidação da Rede de Laboratórios Multiusuários do Amazonas (AMNANO), no desenvolvimento de bioprodutos dentro do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), um valor aproximado de R$ 1,5 milhão. Vale ressaltar que a rede conta com laboratórios da Universidade do Estados do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Senai de Inovação (ISI) e o Ifam”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifam, professor Jucimar Brito de Souza, comentou sobre a atuação do instituto no desenvolvimento de ações voltadas para a nanotecnologia, por meio do polo de inovação localizado no Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), onde se encontra o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCN), o primeiro laboratório de nanomateriais do norte do Brasil, que é coordenado pelo professor Lizandro Manzato que também é o coordenador científico local do encontro.

“Este laboratório faz parte da AMNANO, é associado ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) e tem executado diversos projetos de pesquisa em nanomateriais, proporcionando soluções para as empresas localizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), além de ajudar na formação de nossos alunos dos cursos de mestrado e doutorado das instituições parceiras do nosso instituto. Esse evento vai proporcionar aos participantes uma agenda rica de aprendizado e troca de experiências através das reuniões e palestras técnicas na área de nanomateriais”, afirmou.

O evento está sendo realizado no hotel Intercity Manaus, em formato híbrido (online e presencial), por videoconferência. Todas as transmissões estão sendo realizadas pelos canais oficiais de comunicação do IFAM (Youtube – TV IFAM e Facebook – @ifamoficial).

Durante os três dias de evento, os participantes terão uma agenda que envolve reuniões para apresentação de informações sobre o ecossistema científico, tecnológico e inovador em materiais e nanotecnologia e ciclos de palestras técnicas nacionais e internacionais, além de visitas a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM)

Pular para o conteúdo