CULTURAMANAUS

Escola Estadual da zona sul realiza atividade cultural em alusão ao aniversário de Manaus

Evento na EETI Roxana Pereira Bonessi contou com espetáculos de música, dança e exposições

Para celebrar e conhecer a história de Manaus, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Roxana Pereira Bonessi realizou, na manhã desta sexta-feira (22/10), um circuito histórico-cultural com estudantes da unidade escolar. Durante o evento, os alunos apresentaram espetáculos de música, dança, teatro e exposições.

A atividade acontece em homenagem aos 352 anos da capital amazonense, celebrados no domingo (24/10). Na escola, o evento foi marcado pela participação da equipe pedagógica, estudantes e demais servidores não docentes.

“O nosso intuito é que os alunos conheçam um pouco mais sobre a história do lugar em que moram, sobre a suas histórias e, também, contribuir para o conhecimento pedagógico dos estudantes”, explicou a gestora da EETI Roxana Pereira Bonessi, Eliany Campos.

Programação

A atividade desta sexta-feira contou com uma exposição gastronômica, apresentada por estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, os pratos típicos da cidade, como o açaí, o tacacá e o tucumã tiveram suas etimologias definidas.

“Eu aprendi muita coisa sobre a culinária da cidade, as frutas, os peixes e, também, sobre a história de prédios históricos e os costumes da época da borracha”, disse a aluna Isabella Cristine.

Já as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharam os cantos amazônicos, prestigiando e homenageando os artistas locais por meio de performances de músicas e danças. Um dos artistas celebrados foi o saudoso cantor Zezinho Corrêa, vítima da Covid-19.

Por meio de cartazes e fotos, os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental apresentaram os principais pontos turísticos da cidade de Manaus. Atrativos icônicos como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e o Palácio Rio Negro estiveram entre os destaques.

“Nós buscamos trazer um pouco dos prédios que ficam guardados na nossa memória. Os locais que representam tanto a cidade”, explicou a estudante Camilly Casares.

História

Com uma aula diferenciada, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental contaram a origem do nome da cidade, que lembra a tribo indígena dos Manáos, habitantes da região onde, hoje, é Manaus e que tem como significado “mãe dos deuses”.

Para finalizar, os estudantes do 5º ano apresentaram Manaus por meio de fatos marcantes, vestidos com trajes de época.

Educação Especial

Os alunos da sala de recursos multifuncional também participaram da manhã de atividades. Os estudantes da Educação Especial apresentaram os conceitos de miscigenação.

A professora Bette Farias, que atua no apoio pedagógico especializado, explicou que a atividade busca inserir os alunos da Educação Especial nas ações da escola.

“Integrar os nossos alunos especiais nos eventos da escola é uma forma de fazê-los se sentir parte da comunidade escolar, sempre focados na educação inclusiva”, finalizou.

FOTO: Karine Pantoja/Seduc-AM

Pular para o conteúdo