DESTAQUEPOLÍTICA

Fórum de casas legislativas reúne mais 400 vereadores da capital e do interior do Amazonas

Evento, organizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus, discutirá durante dois dias, o “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”

O 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), organizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que tem como tema “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”, começa nesta quinta-feira (21/10), a partir das 15h, na sede do parlamento, com a palestra magna do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Amazonas, quer vai tratar sobre as recentes reformas política e eleitoral, aprovadas no Congresso, e os desdobramentos que elas terão nas eleições do ano que vem.

De acordo com o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), promover o intercâmbio de conhecimentos e de informações entre os servidores, vereadores e prefeitos tem sido o objetivo do Centro de Cooperação Técnica para o Interior (CCOTI), ligado à ALE-AM, que organiza o fórum.

“Estamos realizando um evento inédito no Parlamento Estadual. Nosso objetivo é dar oportunidade de aprimoramento aos vereadores do Amazonas para facilitar suas atuações como parlamentares, o que no final beneficia toda população”, destaca.

“Nosso objetivo com o evento, que é inédito no parlamento estadual, é oportunizar aprimoramento aos vereadores do Amazonas para facilitar suas atuações como parlamentares com o intuito final de beneficiar a população amazonense”, explica o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV).

A diretora do CCOTI, Eliane Ferreira, complementa que o Centro auxilia os parlamentares municipais na orientação para a atualização de leis, como Lei Orgânica, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Regimento Interno das Câmaras Municipais, além de fornecer cursos de produção legislativa. “O Fórum tem como finalidade fortalecer a ligação entre a Aleam e as Câmaras Municipais”, resume.

No segundo dia de evento, na sexta-feira (22/10), a partir das 8h30, a palestra inicial será ministrada pela doutora Fabiana de Menezes Soares, com o tema “Desafios para uma boa legislação: existe receita de bolo? ”. Formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a palestrante tem mestrado e doutorado em Direito na mesma instituição, além de pós-doutorado na Universidade de Gênova, na Itália. Atualmente é professora da Faculdade de Direito/UFMG, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Observatório para qualidade da Lei” e do Laboratório de Legislação e Políticas Públicas (LegisLab) da UFMG.

A partir das 10h15, vereador de Manaus, Fransuá Matos (PV), ministrará a palestra “A motivação para servir”. O parlamentar municipal é doutorando em Administração pela Universidad de La Empresa (UDE), Mestre em Engenharia de Produção (UFAM), Especialista em Marketing (Ufam) e co-autor dos livros: Manual em Sistema de Informações e Administração de Materiais pela Editora da UEA.

O doutor em esfera pública digital, Felipe Nunes, falará sobre “Popularidade Digital: como medir e melhorar seu trabalho”, a partir das 10h45. Felipe Nunes é formado em Ciências Sociais pela UFMG, mestre em Ciências Políticas pela UFMG e pela Universidade da Califórnia e doutorado em Ciência Política pela mesma universidade norte americana.

Com o tema “Estratégias para o fortalecimento do Poder Legislativo”, o doutor em Ciências Políticas Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos falará a partir das 14h. Manoel Santos tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela UFPE.

E para encerrar, a partir das 15h45, o especialista em marketing digital e inteligência de dados, Rodrigo Salabá Gadelha, falará sobre “A chave do marketing político para mandatos”. Rodrigo Gadelha é graduado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e é doutorando do programa de pós-graduação da Universidad Kenedy, da Argentina.

Da redação

Foto: Aleam/ Divulgação

Pular para o conteúdo