SETOR PRIMÁRIOSUSTENTABILIDADE

Idam fortalece a cadeia produtiva da avicultura de Itapiranga com curso de capacitação

Curso tem como objetivo capacitar avicultores com noções de gestão, escolha do local e medidas de biossegurança

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam), começou hoje (06/10) o curso de capacitação em Boas Práticas na Avicultura no município de Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus). A capacitação está sendo ministrada por técnicos da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan), o zootecnista André Ferreira Silva e o médico veterinário David Lago dos Santos, e continuará até sexta-feira (08/10).

“No curso serão abordados tópicos que vão desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e chegada de animais, medidas de biossegurança, gestão da atividade avícola e uso de planilhas de escrituração zootécnica. Será oportunizado um dia de vivência em aviários da região, para a fixação do conteúdo teórico explanado”, descreveu André Ferreira, coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura do Idam.

Conforme André, ao final do curso espera-se que os participantes tenham o conhecimento fundamental para ter acesso às políticas públicas, além do aumento da previsibilidade na produção, por meio da elaboração do plano de trabalho da atividade, e o controle econômico da produção, mediante cálculos e ferramentas da gestão de criação de aves de corte, de postura e caipira.

A avicultura, principalmente de postura, constitui uma cadeia produtiva consolidada na Região Metropolitana de Manaus, capaz de atender a demanda local. Com o aumento da procura por produtos derivados do setor, observa-se agora a expansão da atividade em vários municípios do estado.

“O curso faz parte de uma série de atividades de acompanhamento às unidades locais do Idam que objetivam alavancar o setor avícola no estado que, além de proporcionar qualificação aos avicultores, possuem também a proposta de atualizar o corpo técnico executor da cadeia produtiva da avicultura, oportunizando melhorias na condição de renda e vida do interiorano”, concluiu André.

FOTO: Idam/Divulgação

Pular para o conteúdo