DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Sema e ICMBio constroem acordo de cooperação para incentivar manejo em Unidades de Conservação

Melhorando a gestão de UCs e a fiscalização nas áreas protegidas, o Estado terá maior capacidade de promover o uso público e sustentável dos territórios protegidos

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), vai assinar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para integrar as ações de fiscalização e desenvolvimento sustentável em Unidades de Conservação no estado.

De acordo com o titular da Sema, Eduardo Taveira, a proposta é fazer a gestão de UCs em espécies de mosaicos, de forma contínua e compartilhada. “Muitas áreas protegidas do Estado são vizinhas de Unidades de Conservação federais, com planos, regramentos e processos diferentes. A ideia é que a gente possa atuar nesses territórios de forma ainda mais colaborativa”, explica.

Além de otimizar a gestão de Unidades de Conservação, a parceria entre Sema e ICMBio também tem foco na integração de ações de monitoramento e fiscalização. “Queremos melhorar as ações de fiscalização com ênfase no sul do Amazonas, que é a região com maior pressão hoje e, também, onde o ICMBio tem algumas peças importantes para melhorar a proteção ambiental do estado”, afirma Fábio Carvalho, gerente regional do ICMBio.

Segundo o dirigente, melhorando a gestão de UCs e a fiscalização nas áreas protegidas, o Estado terá maior capacidade de promover o uso público e sustentável dos territórios protegidos, a fim de desenvolver as populações tradicionais residentes nessas áreas.

“Um bom turismo de base comunitária e um bom uso sustentável dos recursos naturais, com incentivo ao manejo do pirarucu, de madeira e peixes, por exemplo, levará emprego e renda para as populações tradicionais, fazendo a roda girar num sentido benéfico para o meio ambiente e para as pessoas”, finalizou o gerente regional do ICMBio.

Pular para o conteúdo