EMPREENDEDORISMOSEGURANÇA

Seap e Sebrae disponibilizam oficinas de capacitação técnica a detentos

Parceria fomenta práticas de empreendedorismo

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) retomou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a oferta de oficinas de capacitação técnica aos detentos das unidades prisionais do Amazonas, a fim de estimular o empreendedorismo. A parceria havia sido suspensa devido à pandemia.

Foram três as oficinas ofertadas, todas com duas horas de duração, ministradas por um profissional local do ramo e transmitidas on-line simultaneamente para sete penitenciárias, pela plataforma colaborativa Microsoft Teams. Na segunda-feira (27/09), o tema foi sobre Modelo de Negócios; na quinta (30/09), Formalização de MEI (microempreendedor individual); e hoje (1º/10), Educação Financeira. Participaram desta primeira rodada, 138 internos.

No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), uma turma com 18 integrantes foi formada. Nos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM 1 e 2), a turma foi de 16 e 36 reeducandos, respectivamente. No Centro de Detenção Feminino (CDF), 17 apenadas marcaram presença nas oficinas. No Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o número de inscritos foi de 20, cada. A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) contou com 11 inscritos.

A chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, conta que a parceria com a instituição contribui para o pensamento de novas alternativas de sustento. “Com essas oficinas eles vão aprender mais sobre administração de negócios, gestão financeira, como montar a própria empresa, entre outros segmentos da área. A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para estimular essas pessoas a conquistarem sua independência financeira dignamente”.

Alcance – A equipe social que atua nas unidades prisionais irá formar novas turmas de internos para participar das oficinas de capacitação entre os meses de outubro e novembro. Ainda neste mês, o curso “Aprender a Empreender” estará retornando para o público extramuros.

FOTOS: Divulgação/Seap

Pular para o conteúdo