CULTURADESTAQUE

Infarto tira de cena o empresário, compositor, boêmio e amante da cultura popular Murilo Rayol

Amigos e familiares se despedem de Murilo Rayol na funerária Canaã onde o corpo está sendo velado e de onde seguirá para ser sepultado, às 14h, no cemitério São João Batista, em Manaus

Familiares, políticos, empresários, artistas, amigos, famosos e anônimos, se despedem hoje (26/9) do empresário, compositor e grande boêmio Murilo Rayol, que morreu na noite de sábado (25/9), no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus. Aos 72 anos, Murilo sofreu um infarto durante a semana, instalou um stent, melhorou, mas teve uma piora no quadro de saúde, voltou a ser internado no sábado e não resistiu.

Nascido e criado em Manaus, na rua Monsenhor Coutinho, no centro da capital, Murilo Rayol estudou engenharia no Rio de Janeiro e, depois de formado, voltou a sua terra natal, para construir sua careira e fincar raízes.

Dono da construtora Rayol, instalada na Costa Azevedo, na Praça São Sebastião, rodeada pelo Teatro Amazonas, Bar do Armando, prédio que, há 15 anos, abriga a Galeria do Largo, construiu o primeiro prédio na orla da Ponta Negra, o Aruba.

Em Manaus Murilo Rayol casou, teve seus filhos e, por muitas décadas movimentou a noite manauara, seja com sua Papagaios (boate instalada no final da Ponta Negra, vizinha ao Hotel Tropical, que funcionou por mais de uma década) na sua residência, que também abrigava a “Toca do Murilo”, espaço às margens do Rio Negro, onde morava e também recebia os amigos, cedia para que esses realizassem suas comemorações, aniversário, casamento, batizado, todas as celebrações.

Murilo tinha uma forte ligação com a Cultura Popular, grande colaborador do carnaval amazonense. Em 2019 teve sua história contada pela Escola de Samba A Grande Família, da qual era torcedor, com o enredo “Eu só quero é ser feliz”, conquistando o vice-campeonato. Em 2020, a agremiação da zona leste de Manaus, defendeu o enredo “Sou manauara – Há 350 anos sentindo orgulho do meu chão”, também de Murilo Rayol.

Homenagens

Foram muitas notas de pesar e homenagens prestadas a Murilo Rayol. O governador Wilson Lima (PSC), escreveu: “Lamento profundamente o falecimento do empresário Murilo Rayol. Ele tinha uma alegria de viver inspiradora e deu uma importante contribuição à cultura e ao turismo do nosso estado. Que Deus o receba com glórias e conforte os corações de seus familiares e amigos”. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também divulgou nota de pesar.


O prefeito David Almeida e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, em nota, lamentaram profundamente a morte do empresário.

“Minha solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de perda e dor. Murilo era uma figura importante para o cenário cultural do Amazonas e deixa sua marca como empresário e incentivador. Que Deus o receba em sua morada eterna e que seja o conforto de todos que o admiravam”, declarou o prefeito.

O vice-prefeito Marcos Rotta também lamentou a morte do empresário. “Meus sentimentos à família e aos amigos de Murilo, que deixa um importante legado, não só aos que conviveram com ele, mas à cidade de Manaus”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), também lamentou a morte de Murilo Rayol em suas redes sociais.


O prefeito de Parintins, Bi Garcia, foi outro gestor público que lamentou publicamente a morte de Murilo Rayol. Em nota divulga à imprensa, o prefeito afirma que o empresário era “amigo de Parintins, meu amigo pessoal, entusiasta de nossa cultura, compositor, amante das boas ações, solidário, tinha o prazer de receber bem as pessoas e cultivava as amizades como patrimônio primordial de sua personalidade”.

Ainda na nota, Bi Garcia lembra que Murilo era apaixonado por Parintins, pela cultura parintinense e pelo Boi Caprichoso. “Murilo tem uma linda história com o Festival. Foi um grande divulgador de nossa festa e responsável pela vinda dos primeiros convidados. É um momento de profunda tristeza pela perda desse grande amigo. Rogo que Deus possa confortar os corações de todos os seus familiares, amigos e parentes”, afirma.


Os dirigentes dos bumbás Garantido e Caprichoso também divulgaram, em redes sociais, nota de pesar pela morte de Murilo Rayol.

“Hoje nos deixa a simpatia em pessoa, a alegria em estado puro, o sorriso contagiante de um apaixonado por Parintins e a cultura popular. Nos deixa o grande Murilo Rayol, amante das coisas do povo. Um poeta e um talento artístico tardio. Murilo – que sempre teve alma de poeta boêmio e cantor – deixou para revelar sua face de artista em anos recentes. Embaixador da toada e do samba, foi a ponte entre artistas nacionais e as escolas de samba de Manaus e os bois de Parintins. Foi o primeiro empresário a acreditar na força das toadas, ainda nos tempos do Ministério da Agricultura. O Garantido lhe deve e lhe celebra agora no céu. Muito obrigado por tudo. “Uns cantarão daqui, outros da eternidade…”, diz a mensagem publicada na consta do Instagram do bumbá vermelho e branco.


Também no Instagram, a direção do boi Caprichoso homenageou e se despediu de Murilo Rayol.

“Hoje, o comandante do veleiro Boemia não descerá mais o Rio Amazonas para brincar de boi no Caprichoso na Ilha de Parintins. Agora, o empresário Murilo Rayol, 72 anos, viajou à eternidade para brilhar como estrela no céu.
A alegria entrou de luto, a toada é cantada entristecida, os sorrisos se esconderam e a Marujada de Guerra silenciou. O Boi Caprichoso perde um dos mais ilustres torcedores que despertou o amor pelo festival de Parintins desde a década de 1970.”


O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, e o vice-presidente, Karú Carvalho, ressaltam que a terra perde o brilho que você emanava com sua alegria, mas o firmamento prepara um grande evento para a sua chegada na constelação de estrelas, onde descansam o Pop da Selva, Klinger Araújo, Emerson Maia e tantos outros que, nesta noite, farão as estrelas brilharem mais fortes com a festa de boi-bumbá preparada para você!

“Murilo Rayol saudades eternas. A Nação Azul e Branca te abraça e te agradece por tudo. Descanse em Paz”, encerra nota.

Foto: Michael Dantas

Pular para o conteúdo