CIDADANIA

Sejusc realiza mutirão em prol do público PcD, em alusão ao Setembro Verde

Ação em Manaus teve mais de 200 pessoas atendidas; próxima edição será realizada na terça-feira (21/09), no município de Borba

O mutirão para pessoas com deficiência (PcDs), em alusão ao Setembro Verde, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ocorreu na manhã deste sábado (18/09), na Escola Estadual Mayara Aziz, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. Coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a ação teve público estimado de mais de 200 pessoas atendidas.

No local, foram realizadas várias atividades voltadas para o público PcD e familiares, entre elas a solicitação de novos cadastros do Benefício de Prestação Continuada (BPC), embelezamento de mulheres, solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), cadastro e retirada da carteira da Pessoa com Deficiência.      

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, assinala que essas ações são de extrema importância para o público PcD, e, além de promover a inclusão social, demonstram o cuidado que o Governo do Amazonas tem com a população de forma geral.

“O governador Wilson Lima tem trabalhado firmemente para melhor atender a população amazonense, e nós vamos continuar trabalhando em conjunto para que todas as demandas, não só com o público PcD, mas todas áreas sejam atendidas”, disse a secretária.

De acordo com o assessor técnico da SEPcD, Leandro Lopes, essas ações são necessárias para o público PcD.

“Somente neste ano a secretaria já atendeu aproximadamente 40 mil pessoas em mutirão, e a ação de hoje mais uma vez luta pela inclusão, por respeito, por igualdade da pessoa com deficiência, que é de grande importância para o Governo do Amazonas. E nós vamos continuar atuando para dar melhores condições de vida para esse público que tanto precisa”, destacou Leandro.

Beneficiada 

Uma das pessoas atendidas no mutirão foi Hanna Bárbara, de 19 anos, que aproveitou a ação para emitir sua carteira PcD. Ela informou que a sua deficiência não é muito evidente, de modo que a carteira facilita sua identificação.

“Esse serviço para mim é muito importante, pois a minha deficiência não é perceptível, e a carteira possibilita comprovar sem eu precisar andar com meus laudos. Esse local também foi de fácil acesso para nós nos locomovermos, oferecendo vários serviços no mesmo lugar”, disse Hanna.

Programação

O próximo mutirão será realizado na terça-feira (21/09), no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A iniciativa é voltada para o público PcD, oferecendo diversos serviços da pasta.

Parcerias

O evento contou com a participação da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc (SEPM), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Foto: Eduardo Santos/Sejusc

Pular para o conteúdo